terça-feira, 30 de novembro de 2010

Doar Sangue: Um simples gesto pode salvar a vida de muita gente.

O Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, seja um doador!
Quando Jesus resumiu a lei ele disse que deveríamos amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo com a nós mesmos, ele fez exatamente isso, amou ao pai mostrando com a obediência e a nós, derramando o seu sangue na cruz do calvário para nós dar vida, será que também podemos fazer isso? Quando demonstramos amor ao nosso próximo, estamos obedecendo a Deus, e que maior prova de amor que podemos dar ao nosso próximo do que doar para ele o nosso sangue, mesmo sem saber para quem, Jesus nos ensinou quem é o nosso próximo na parábola do bom samaritano (Lc. 10:29 a 37), pense nisso e nas muitas pessoas que podem ser salvas com um simples gesto de amor.


Curiosidades que precisam ser esclarecidas:

Quantos litros de sangue uma pessoa possui?
Em média, um adulto tem cerca de cinco litros de sangue, mas a quantidade de sangue varia conforme o peso da pessoa.

Por que devo ser um doador de sangue?
O sangue não se fabrica artificialmente, portanto não existe uma forma mais simples de salvar vidas. O organismo repõe o plasma em cerca de um dia após a doação e os demais componentes em algumas semanas. Você pode doar sangue a cada 2 meses (homem) e 3 meses (mulher).

Que tipos de risco existem para alguém que doa sangue?
Não há perigo em doar sangue. Todo o material utilizado para retirar o sangue é descartável e esterilizado. A quantidade retirada é proporcional ao peso do doador.

Às vezes pessoas muito ansiosas podem apresentar reações adversas à doação, como por exemplo: hipotensão arterial, sudorese e tonturas, que são sintomas passageiros.

Para que é usado o sangue?
As hemácias são transfundidas em caso de anemias ou grandes sangramentos.

As plaquetas são transfundidas quando os pacientes não as possuem em número suficiente ou sua qualidade não está boa para promover a coagulação. Os pacientes com câncer que são submetidos a quimioterapia, muitas vezes tem que ser transfundidos pois este tratamento diminui a quantidade de hemácias e/ou plaquetas.

O plasma constitui-se de 90 por cento de água, 7 por cento de proteína e quantidades muito pequenas de gorduras, açúcar e minerais. O plasma e os fatores de coagulação concentrados são necessários para pacientes com hemofilia e com outras perturbações que ocasionam sangramento.

A doação vai fazer com que eu engorde ou emagreça?
Não engorda porque você não ingere nada. Não emagrece porque a quantidade de sangue retirado é reposta com a ingestão de líquidos, permitindo que o doador retome seu peso original.

Se eu doar, meu sangue vai engrossar ou afinar?
Nem uma coisa nem outra. O organismo controla perfeitamente a reposição de volume e de glóbulos vermelhos, mantendo-os sempre na mesma quantidade.

Doar sangue vicia?
Não. Se você nunca mais doar, nada vai acontecer. Mas sempre que for possível, doe.

Posso doar sangue para mim?
Sim. Quando você for passar por uma cirurgia pode armazenar uma reserva de seu próprio sangue para o caso de precisar de uma transfusão, mas para isso procure o serviço de hemoterapia com bastante antecedência para que tudo ocorra como o planejado.

Posso fazer uma doação de sangue específica para uma pessoa?
Desde que o seu sangue esteja dentro de todas as especificações necessárias é possível a doação, armazenamento e transfusão específica para determinada pessoa.

Orientações para doadores de sangue:

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...
- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários:
- Febre
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis

Cirurgias e prazos de impedimentos:
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

Impedimentos definitivos:
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária

Intervalos para doação:
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Cuidados pós-doação:
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
- Aumentar a ingestão de líquidos
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar pára-quedismo ou mergulho

Doe sangue com responsabilidade
Você sabe o que é janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite...) e a sua detecção nos exames laboratoriais.
No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.
A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.
Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para AIDS. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita.
Informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997.

Hemocentro de Caicó
Gostaríamos ainda de informar que a nossa Caicó é muito privilegiada, pois conta com um núcleo do Hemocentro em nossa cidade, que apesar de ter uma estrutura física bem decadente, devido ao abandono dos governantes, que não teem nenhum apreço pela vida humana e nos vêm apenas como votos ambulantes, contudo, tem uma equipe de profissionais de altíssimo nível e que se empenham e receber os doadoras da melhor maneira possível, além de desenvolverem suas funções com maestria e competência, aproveitamos para parabenizar todos os funcionários do Hemocentro de Caicó, que fica localizado na rua Renato Dantas Nº 455 no Centro de Caicó(Próximo a Rodoviária).
O Hemocentro de Caicó recebe em média 200 doações por mês, inclusive realizando coletas externas, estas coletas geralmente são feitas em outras cidades, tais como: São João do Sabugí, Ouro Branco, Serra Negra do Norte, Parelhas e Equador, estas foram algumas cidades nas quais a equipe do Hemocentro de Caicó já se fez presente coletando doações, vale ressaltar que o posto de Caicó atende a toda a região do Seridó. Se desejar engajar-se nesta luta, seja também um doador, maiores informações ligue: (84) 3421-6120.(Sempre que se aproxima grandes eventos na cidade, o hemocentro realiza campanhas para incremento dos estoque)Inclusive no ultimo dia 25, o dia do doador de sangue, o hemocentro em Caicó esteve o dia inteiro com programação especial para homenagear os doadores, segundo Rosângela Garcia, assistente social do hemocentro, a participação dos doadores na unidade foi bastante satisfatória, reiteramos que as doações, podem e devem continuar sendo feitas mesmo depois do encerramento da semana do doador.
http://www.meunordesteparacristo.com.br/atualidade_foco/index_atualidade_foco.html

Um comentário:

  1. eu amo doar sangue e poder ajudar muitas pessoas e sou feliz por essa linda ação de amor para ajuda meus irmãos em deus nosso pai!

    ResponderExcluir