quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Quando Começa o Ano Novo?

Estamos vivendo o final de 2010 para o povo cristão, neste período as pessoas se enchem de expectativas com relação ao ano que se aproxima, podemos acompanhar os programas televisivos, trazendo os “famosos” prognosticadores, apresentado suas previsões para 2011, as pessoas preparam seus itens de superstições, como, roupa branca, comidas especiais para a entrada do ano novo, etc...A grande questão é: Até que ponto data, e esses rituais de ano novo, realmente influenciam na vida do ser humano?
 Quando nascemos e crescemos, aprendendo de uma cultura, normalmente não percebemos coisas óbvias que fazem parte dela, esse é o caso dos calendários, pois para os ocidentais, que utilizam o calendário gregoriano, fica difícil imaginar que atualmente existem mais ou menos quarenta calendários em uso no mundo.
 No calendário gregoriano os anos começam a ser contado a partir do nascimento de Jesus Cristo, em função da data calculada, no ano 525 da era cristã, pelo historiador Dionísio o Pequeno, todavia, seus cálculos não estavam corretos, pois é mais provável que Jesus Cristo tenha nascido quatro ou cinco anos antes, no ano 749 da fundação de Roma, e não no 753, como sugeriu Dionísio, para a moderna historiografia, Jesus Cristo teria na verdade nascido no ano 4 a.C.
 A comunidade judaica, que segue a Torá, que corresponde ao Velho Testamento na Bíblia, comemorou no ultimo 08 de setembro o Rosh Hashaná, o Ano-novo judaico, os judeus entraram no ultimo dia 09 de setembro, no dia 1º de tishrei do ano 5.771, assim, para os judeus, estamos em 5771 da "criação do mundo
 O calendário Islâmico iniciou em 622 DC, o ano em que o Profeta Muhammad saiu de Meca para estabelecer-se em Medina, portanto, 1° Muharram, do ano 1, corresponde ao dia 16 de julho do ano de 622 da era cristã.
 O calendário Hindu é baseado no inicio da Era Saka, a data original de base para o calendário foi um alinhamento planetário envolvendo Júpiter, em 3102 AC, e o ano novo hindu é comemorado no que para nós que seguimos o calendário gregoriano é 22 de março. O calendário Sikh é baseado no início da Era Khalsa, há três séculos. Seu ano inicia em 13 ou 14 de Abril.
 O calendário tradicional Zoroastriano, o Noruz é o Ano Novo Persa, celebrado no dia 21 de Março
 O calendário da Fé Bahá'í, cuja história iniciou em 1844, a festa do Ano Novo é celebrada no dia em que o sol entra na constelação de Áries, isto é, no equinócio (primeiro dia da primavera no hemisfério norte e do outono, no hemisfério sul), podendo cair nos dias 20, 21 ou 22 de março, dependendo do horário do equinócio (É quando a terra recebe a iluminação do sol por igual, o hemisfério norte e o sul recebem a mesma intensidade solar).

Estes são apenas alguns exemplos de como as festividades de ano novo têm datas bem distintas, portanto datas são apenas datas, talvez a grande importância destas datas celebrativas, tenham tão somente a função de motivações psicológicas, onde somos impulsionados a avaliarmos o ano que se finda e criarmos perspectivas para o que vai chegar, mesmo assim, desejamos a todos os nossos leitores um feliz 2011, com as bênçãos e graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário