segunda-feira, 18 de abril de 2011

As 10 recomendações do INCA para prevenção do câncer

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) compilou diversas pesquisas científicas para mapear quais alimentos e que tipo de comportamento estão associados ao câncer.
Baseados nestes estudos foram agrupadas 10 recomendações para prevenir o câncer.
1- Mantenha o peso ideal. Ser magro evita vários problemas, incluindo o câncer. Mas magreza demais também não é bom. Evite o ganho de peso e o aumento da circunferência abdominal (cintura) ao longo dos anos.

2- Mantenha-se fisicamente ativo como parte da rotina diária. Tente caminhar no mínimo por 30 minutos todos os dias. Quando seu condicionamento físico for melhorando, procure aumentar a carga de exercícios. É possível incluir mais atividades físicas no dia a dia, subindo escadas e deixando o carro para caminhos curtos.
3- Limite o consumo de alimentos calóricos e evite bebidas açucaradas, tais como refrigerantes, e até mesmo sucos com açúcar.
4- Consuma principalmente alimentos de origem vegetal. Consuma ao menos cinco porções (400 g) de verduras e frutas variadas todos os dias. Prefira cereais pouco processados, ou seja, integrais, como as granolas. Inclua sempre feijão e outras leguminosas em suas refeições.
5- Modere o consumo de carne vermelha e evite carnes processadas, tais como bacon, salsichas, presuntos, mortadela. Se você consume carne vermelha com frequência, tente cortar 500g de seu consumo semanal, isto equivale a comer pelo menos 04 bifes a menos por semana. Em seu lugar inclua peixes e aves.
6- Limite o consumo de bebidas alcoólicas. Homens devem beber no máximo dois drinques por dia e mulheres, um por dia. Se você não bebe, não comece agora.
7- Limite o consumo de sal. Preserve os alimentos sem usar sal e corte o consumo de alimentos em conserva e processados com adição de sal.
8- Tente alcançar as necessidades nutricionais apenas com a alimentação. O consumo de suplementos alimentares não é recomendado para a prevenção do câncer.
9- Todas as crianças devem ser amamentadas. O leite materno deve ser o único alimento durante os seis primeiros meses de vida. A partir daí, a amamentação deve continuar, com a alimentação complementar. Amamentação também previne câncer.
10- Pessoas que já tiveram câncer também devem seguir as recomendações de prevenção. Todos os sobreviventes de câncer devem receber assistência nutricional de um profissional treinado.
http://www.bancodesaude.com.br/cancer/10-dicas-combater-cancer
http://www.meunordesteparacristo.com.br/atualidade_foco/index_atualidade_foco.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário