domingo, 3 de julho de 2011

Jovens a partir dos 16 anos já podem doar sangue


A partir desta segunda-feira 04/07/2011, o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha/HEMONORTE inicia oficialmente a admissão de jovens de 16 e 17 anos para doação de sangue, com autorização dos pais ou responsáveis legais, e de pessoas com até 68 anos de idade.
A medida abrange também as unidades de hemoterapia dos municípios de Mossoró, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros.
Desde o mês de junho, em todo o Brasil, foram estabelecidos novos critérios para doação de sangue, através da portaria 1.353 do Ministério da Saúde. Até então só podiam doar sangue pessoas entre 18 e 65 anos, ampliando a faixa etária, cerca de 14 milhões de pessoas serão incentivadas a doar sangue.
Com a ampliação da faixa etária para doação, a expectativa do governo federal é aumentar o volume de sangue coletado no Brasil que, atualmente, chega a 3,5 milhões de bolsas por ano, esta quantidade é considerada suficiente; porém, o esforço do Ministério da Saúde é atingir os padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS): cerca de 5,7 milhões de bolsas de sangue por ano, para o próximo ano, a meta é que o país registre a coleta de quatro milhões de bolsas.
Os avanços estabelecidos no novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos são resultados  de consulta pública iniciada, pelo Ministério da Saúde, em 2010, a consulta recebeu 500 contribuições de especialistas do setor e da sociedade civil.
Os jovens de 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemonorte acompanhados do seu responsável legal, que precisa permanecer na instituição durante todo o processo de doação.
Mesmo com a ampliação da doação de sangue de pessoas até os 68 anos, o limite para a primeira doação de sangue é de 60 anos.
Para ser um doador é preciso ter mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Basta chegar ao Hemocentro, apresentar um documento com foto e, após um teste de sangue e uma breve entrevista, fazer a doação.
A quantidade de sangue coletado é reposta imediatamente pelo organismo do doador e pode salvar a vida do paciente que irá receber a doação.
Gostaríamos de alertar a todos que o Brasil necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue, como o sangue não é algo que possa ser produzido em laboratório, se faz necessário que cada um de nós assuma esta responsabilidade de mantermos os estoques de sangue regularizados nos hemocentros de todo o Brasil, caso o exemplo venha a servir, sou doador desde o dia 13/07/1992.
Convocamos os Caicoenses e Seridoenses, tanto os dessa nova faixa etária, quanto os outros em geral a fazerem parte dessa corrente de solidariedade que todos os dias salva vidas, o Hemocentro de Caicó recebe em média 200 doações por mês, inclusive realizando coletas externas, estas coletas geralmente são feitas em outras cidades da região do Seridó.
Hemocentro de Caicó, que fica localizado na rua Renato Dantas Nº 455 no Centro de Caicó(Próximo a Rodoviária).maiores informações ligue: (84) 3421-6120.

Nenhum comentário:

Postar um comentário