segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ministro da Saúde reforça compromisso de frear o consumo do cigarro


Às vésperas do Dia Nacional do Combate ao Fumo, que acontece na próxima segunda-feira(29/08/2011), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o governo quer apertar ainda mais o cerco ao consumo de cigarro.
"Nós acreditamos que subir a carga tributária do cigarro e garantir a política de preço mínimo pode combater fortemente o consumo do tabaco, reduzir o número de pessoas que fumam. Nós achamos que pode, inclusive, ser um alvo importante para os jovens que passam a fumar. Nós estamos atacando as duas questões: de um lado, subindo os impostos, do outro, estabelecendo o preço mínimo, nós queremos que reduza a arrecadação porque nós queremos que cada vez menos pessoas fumem." Afirmou o ministro.
Segundo a Secretaria da Receita Federal, a média de aumento do imposto será de 40% a partir de 1º de dezembro de 2011, caso o fabricante repasse o aumento do imposto ao consumidor, os cigarros poderão ficar 20% mais caros já em dezembro deste ano.
Reportagem:Alexandre Souza
Informações Importantes sobre o Tabagismo.
Uma grande parcela do investimento em marketing feito pela indústria do tabaco é direcionada a atrair crianças e adolescentes, além de embalagens coloridas e com designs elaborados, a indústria introduziu uma ampla variedade de aromas e sabores atraentes, capazes de mascarar o gosto amargo de todos os produtos derivados do tabaco, ao torná-los mais atraentes e agradáveis ao paladar ou com maior potencial de causarem dependência, esses aditivos aumentam, consequentemente, a possibilidade de causar danos à saúde.
Os aditivos estão nos cigarros, charutos, tabaco sem fumaça, kreteks, bidis e narguilé.     Açúcar, mel, cereja, tutti-frutti, menta, baunilha e chocolate, entre outros sabores, visam mascarar tanto o gosto ruim do tabaco, quanto a irritação e a tosse que sua fumaça provoca; e, assim, facilitar a primeira tragada e o desenvolvimento da dependência à nicotina, vários estudos indicam que os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses efeitos e têm maior probabilidade que os adultos de ficar dependentes do tabaco, muitos dos aditivos, inclusive o açúcar, ao serem queimados durante o ato de fumar, se transformam em substâncias altamente tóxicas e cancerígenas.
A indústria do tabaco usa aditivos com aromas e sabores para enganar você, mas o que ela vende mesmo é dependência química, câncer e uma série de outras doenças, não caia nessa! Fuja das armadilhas do fumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário