domingo, 7 de agosto de 2011

O Perfeito Retrato da Paz


Conta-se que certa vez um rei encomendou a dois famosos pintores um quadro cuja temática fosse a paz, além de garantir que iria comprar os dois quadros, o rei anunciou que daria um extra para o artista que melhor retratasse a paz.                                                                                                
No tempo marcado, eles trouxeram suas pinturas. O primeiro retratava um lago sereno, espelhando altas e pacíficas montanhas à sua volta, por cima, um céu azul com nuvens brancas como algodão.
                                                                                                   Todos os que viram este quadro acharam que ele era um perfeito retrato da paz.
O outro quadro também tinha montanhas, mas eram escarpadas e calvas, o céu, ameaçador, derramava chuva e relâmpagos, da encosta da montanha caía uma cachoeira espumante, não parecia nada pacífica.
Mas o rei, experimentado nas artes, olhou com vagar e viu ao lado da cachoeira um pequeno ninho numa fenda da rocha, mamãe pássaro e seu filhote repousando em segurança.                                                                                                                                                                                              O rei escolheu a segunda e explicou o porque, “paz, não significa estar num lugar onde não há barulho ou problemas, mas é um estado de espírito, é a capacidade de estar no meio de tudo isso e ainda assim manter a calma do coração.
Foi exatamente isso que Jesus se referiu, quando em João 14:27 afirmou:”Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá”.Vivemos em um mundo de tantas angustias, tantas incertezas, turbulências por todos os lados, parece que todos os dias temos que enfrentar montanhas escarpadas e tenebrosas, tempestades que parecem não ter fim, cachoeiras de problemas que espumam diante de nós, contudo, sabemos que temos onde repousar, onde descansar e em quem confiar, como aquele frágil passarinho na segurança do seu ninho.
Sabemos que hoje com a violência reinante, nem mesmo no aconchego do nosso lar, podemos realmente estar seguro, mesmo assim Jesus, nos consola, “Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”, e a razão de tanta confiança de Jesus a nos confortar, é que as suas promessas não são somente para este tempo presente, mas, elas vão bem mais além, elas nos garante moradas eternas e seguras ao lado do nosso Deus, na sua gloria, é isso que nos faz transbordar de paz, mesmo em meio a tantas guerras.
Que Deus nos abençoe.

Um comentário:

  1. Procurava o significado da história deste quadro da paz.
    Encontrei aqui.
    Obrigado.

    ResponderExcluir