segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Programa Saúde na Escola



O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde – através das equipes da Estratégia Saúde da Família - e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos e construir uma cultura de paz nas escolas.
O programa está estruturado em quatro blocos: A avaliação das condições de saúde promoção da saúde e prevenção, educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens, monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes. Atualmente, 164 municípios do Rio Grande do Norte já fazem parte do PSE

PSE em Caicó

Desde que foi lançado pela Secretaria de Saúde de Caicó, o projeto “Saúde na Escola” oferece em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti, consultas de otorrinolaringologista, espectrografia vocal, exames de audiometria, exames de equidade visual, exames de otoemissões, dentre outros. Na avaliação do oftalmologista Leonardo Pimentel, membro da equipe do instituto, através do projeto é possível diagnosticar várias doenças, basicamente as que acometem as crianças, causando um prejuízo no desempenho escolar.

Quando se detecta algum tipo de deficiência visual, a criança é submetida a um exame refracional (para diagnosticar, por exemplo, a miopia), e depois é prescrito óculos para as que necessitam, cuja doação é feita pela secretaria de saúde. Os melhores equipamentos estão sendo usados, de acordo com Pimentel, nas consultas, quase todos eles computadorizados, e o que de melhor existe no mercado.

“Com essa preocupação já nesta fase de vida, diminuiremos o risco dessas crianças desenvolveram uma deficiência visual, além de um déficit no aprendizado das crianças e o não desenvolvimento adequado delas, principalmente na escola”, frisou o oftalmologista. A equipe é composta por 02 fonoaudiólogos, 1 atendente, 1 médico otorrinolaringologista, 1 médico oftalmologista e equipe de apoio operacional, trabalhando conjuntamente com a equipe do Programa Saúde da Família e equipe de saúde bucal.
De acordo com Ilaoinária Márcia, coordenadora de saúde do município, a cada 100 crianças, 20% delas está apresentando algum tipo de deficiência. “Se for uma deficiência oftalmológica, estaremos entregando os óculos a partir de outubro, e quando for relacionado à saúde auditiva ou vocal, o paciente já agenda o dia em que irá iniciar a terapia. Se for necessário procedimento clinico, já é encaminhado para o Instituto Pedro Cavalcanti”, finalizou.

Gostaríamos de enaltecer programas como este, afinal de contas a prevenção, sempre foi e sempre será a melhor maneira de se  tratar a questão da saúde, principalmente quando se atinge o problema na fonte, pois, o programa é direcionado mais enfaticamente para as crianças, e este programa certamente trará bons frutos na questão educacional.
Só esperamos que este programa não seja apenas temporal, mais venha realmente pra ficar.
Sebastião Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário