segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prevenção à Osteoporose deve Começar na Infância


20 de Outubro


 Ministério da Saúde inicia mobilização de prevenção da doença, com foco na alimentação rica em cálcio e atividade física, a osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros

Osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo que fiquem fracos a ponto de quebrarem ao mínimo esforço.

PRINCIPAIS TIPOS DE OSTEOPOROSE:                                                                                                                              

Osteoporose pós-menopausa: atinge mulheres após a menopausa. Pode ocorrer fratura da coluna.                                                                                                                               
Osteoporose senil: atinge pessoas com mais de 70 anos. Pode ocorrer tanto a fratura de coluna quanto a de quadril.

Osteoporose secundária: atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticóides.

A osteoporose deve ser prevenida desde a infância, o alerta foi do Ministério da Saúde no último dia 20 de Outubro, dia mundial de combate à doença, e  será tema da campanha que começa no dia 22 de outubro, a mobilização nacional tem o objetivo de reduzir a incidência da doença, que atualmente atinge 10 milhões de brasileiros, o tema é “Prevenção da osteoporose: da criança à pessoa idosa” e chama a atenção para o fato de que a adoção de hábitos saudáveis pelas crianças pode prevenir, ou minimizar o aparecimento da doença na vida adulta.

A osteoporose faz parte do processo natural de envelhecimento e caracteriza-se pela diminuição substancial da massa óssea que provoca ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos à fraturas. “É uma doença silenciosa e que causa muito sofrimento, já que, geralmente, é descoberta em idosos, após fratura provocada por uma queda e até escorregão”, explica a coordenadora da Saúde do Idoso, do Ministério da Saúde, Luiza Machado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a osteoporose, no Brasil, o número de pessoas que possuem a doença chega a 10 milhões e os gastos com o tratamento e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), são altos. “Só em 2010, o SUS gastou aproximadamente R$ 81 milhões para a atenção ao paciente portador de osteoporose e vítima de quedas e fraturas”, informa Luiza Machado.
A meta do governo federal é reduzir em 2%, ao ano, a taxa de internação hospitalar por fratura de fêmur em pessoas idosas, apenas, em 2010, foram internados 74 mil brasileiros na rede pública por fratura de fêmur, para isso, o governo federal firmou acordo com estados e municípios (com população acima de 100 mil habitantes), para a redução progressiva de internações por fratura de fêmur, desde 2008 com o Pacto Pela Vida.

A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres e homens, ao entrarem na menopausa e andropausa, ou os acima de 60 anos, procurem uma unidade de saúde para avaliação médica, nos casos indicados, poderão ser realizados o exame de desintometria óssea, capaz de detectar o desgaste dos ossos, a osteopenia -fase inicial da osteoporose- e até a própria osteoporose.

O tratamento da doença inclui alimentação rica em cálcio e medicamentos que potencializam a absorção de cálcio pelo osso, além de atividade física regular, exposição solar e prevenção de quedas, que se ocorrerem, podem agravar a situação do indivíduo. “O SUS garante o tratamento, que pode ser feito nas unidades de saúde. Os medicamentos para o tratamento de osteoporose estão disponíveis tanto na rede, quanto no programa Farmácia Popular do Brasil”

HÁBITOS SAUDÁVEIS
Para lutar contra a estimativa de 1 milhão de brasileiros com fraturas osteoporóticas a cada ano, o Ministério da Saúde aposta nas ações de prevenção ainda na infância, já que é nesta fase que o indivíduo ganha estatura, fortifica seu esqueleto e adquire o máximo de massa óssea possível. “É preciso aumentar na dieta das crianças o consumo de leite e derivados, que possuem alto índice de cálcio e diminuir o de refrigerantes. Outras fontes potenciais de cálcio são os vegetais de cor verde escuro, os peixes e os alimentos oleaginosos, como castanhas e nozes”, orienta a coordenadora.
Outra recomendação do Ministério da Saúde é a prática de atividade física regular, pois, assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com os exercícios. A exposição ao sol, de 15 a 20 minutos, em horário correto, também é um hábito importante para a prevenção da osteoporose, já que a luz do sol é fonte de vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos e diminui o risco de osteoporose na fase adulta. “Temos que motivar à criança a sair de frente do computador e da televisão e brincar ao ar livre”, alerta Luiza Machado.

ALGUNS ALIMENTOS QUE AJUDAM A PREVENIR A OSTEOPOROSE
Leite integral não suplementado, Leite desnatado não suplementado, Leite de soja, Leite de cabra, Queijo minas fresco, Queijo prato, Queijo parmesão, Requeijão, Iogurte, Espinafre, Couve-manteiga, Escarola, Agrião, Brócolis,(folhas verde escura) Sardinha, Ostras

Por:  Paula Rosa, Agência Saúde – Ascom/MS- Atendimento ao cidadão - Ouvidoria do SUS, disque 136

Nenhum comentário:

Postar um comentário