segunda-feira, 31 de outubro de 2011

RN discute Política Nacional de Saúde para a Pessoa com Deficiência




O VIII Seminário do Centro de Reabilitação Infantil (CRI) e Adulto (CRA) aconteceu quinta feira dia 27/10/2011 no Cefope, com o tema "A reabilitação atual e suas tendências", com o objetivo de discutir a Política Nacional de Saúde para a Pessoa com Deficiência com especialistas, técnicos da SESAP e representantes dos municípios do Rio Grande do Norte.
Centro de Reabilitação Infantil
Na abertura, estiveram presentes, representando a Governadora Rosalba Ciarlini, a Secretária Adjunta de Estado da Saúde Pública, Dorinha Burlamaqui, o Diretor do CRI, Manoel Nogueira, representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Leonardo Nogueira, a secretária de Saúde de Natal, Maria do Perpétuo, o presidente do Conselho Estadual da pessoa com deficiência, Décio Santiago e a presidente do COSEMS (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde), Solane Maria.

De acordo com a ONU, existem cerca de 650 milhões de pessoas com deficiência no mundo. No Brasil, 14,5% da população, ou seja, 24,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, define como seus propósitos gerais, um amplo leque de possibilidades, desde a prevenção de agravos, proteção, reabilitação e inclusão.
No Rio Grande do Norte, 17,64% da população apresenta algum tipo de deficiência. Apesar do índice ser considerado relativamente alto, o Estado também possui municípios que estão incluídos como menores índices de deficiências no país como: Jardim de Angicos, Santana do Seridó e Viçosa.

A viabilização da Política Nacional de Saúde para a Pessoa com Deficiência, também passa pela modificação da sociedade, em não admitir preconceitos, discriminações, barreiras sociais ou pessoais. A implementação da Rede Estadual de Assistência à Pessoa com Deficiência conta atualmente com 16 unidades no estado e tem como objetivo descentralizar os serviços de reabilitação, através de uma Rede Regionalizada e Hierarquizada, garantindo às pessoas com deficiência, assistência nos vários níveis de complexidade.


http://www.saude.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/sesap/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=27786


http://www.meunordesteparacristo.com.br/atualidade_foco/index_atualidade_foco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário