segunda-feira, 21 de novembro de 2011

E você? Esta tentando se livrar de Jesus, ou tem tentado acompanhá-lo? Pense nisso.

E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram.
E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado.
E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou.
E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo:
Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito. 
(Lucas 8:35-39)





Hoje quero chamar sua atenção para esses versículos porque eles parecem resumir em si a humanidade toda, e indicam as duas únicas categorias em que é possível dividir a raça humana, todos nós pertencemos a um desses dois grupos, ou queremos nos livrar de Cristo, ou então queremos estar com ele, entregando-lhe inteiramente a nossa vida, não existe uma terceira alternativa, ou somos a favor dele, ou contra ele.

Mas a natureza humana é tão enganadora que estamos sempre tentando evitar essa divisão básica, e tentando persuadir-nos que há inúmeras outras categorias, sentimos que essa separação distinta revelada nesta passagem, entre a atitude dos gadarenos em geral e a deste homem em particular, é muito extremada, e portanto não se ajusta à média, lemos que essas pessoas "começaram a rogar-lhe que saísse dos seus termos"ou, como Lucas o expressa, "a multidão... lhe rogou que se retirasse deles", que partisse, e temos a tendência de nos proteger atrás desses termos extremados, eles quase sugerem violência, e sentimos que, qualquer que seja a nossa atitude, nem nos piores momentos temos rogado que Cristo se retirasse, todavia, todo o ensino do evangelho deixa claro que estamos em um desses dois grupos, em última análise, o que importa não são os meios ou métodos que adotamos, nem se somos violentos ou não, mas a condição do nosso coração, resistência sempre é resistência, quer seja passiva ou ativa, recusar honra a uma pessoa é o mesmo que desonrá-la, um homem ataca com veemência e vituperação, mas aquele que simplesmente escarnece e zomba com desdém muitas vezes é um inimigo muito mais perigoso, não é a forma ou expressão que importa, mas a condição e os motivos do coração, a nossa convicção é que, considerado tudo, existem apenas dois motivos, duas atitudes em relação a Cristo e à salvação, ou suplicamos que ele se vá, ou então rogamos que nos permita ir com ele.

Homens e mulheres, hoje em dia, ainda estão tentando se livrar de Cristo, ouvindo um sermão, começam a perceber que o evangelho está certo, e que eles estão errados, seus pecados lhes são revelados, um a um, sentem-se envergonhados e horrorizados, e ao ouvirem que há somente um destino para uma vida assim, sentem-se tomados de pânico e terror, sabem que o evangelho está certo, e têm um vislumbre de sua própria condição sem esperança, por isso não é de surpreender que se sintam apavorados e aterrorizados, de certa forma também não é de surpreender que imitem esses gadarenos, e tentem se livrar de Cristo.

Mas vamos examinar o outro quadro, e tentar descobrir o que exatamente motivou esse homem que havia sido curado a desejar seguir o senhor, o que explica o contraste? E é um contraste marcante, existem pessoas hoje em dia que, imaginando serem muito inteligentes, acham que esse desejo é sempre um sinal de loucura e de fanatismo religioso, mas isso, obviamente, está errado, porque esse homem tinha acabado de recuperar o juízo, enquanto estava louco, ele odiou a Jesus e quis se livrar dele; foi somente após o milagre que ele desejou estar com o Senhor, é sempre a loucura que rejeita a Cristo, por que esse homem roga, pedindo permissão para acompanhar Jesus? Por que está pronto a abandonar tudo para segui-lo? E por que é este, sempre, o verdadeiro teste, o grande indicador de uma sólida obra da graça no coração humano.

E você? Esta tentando se livrar de Jesus, ou tem tentado acompanhá-lo? Pense nisso.

Que Deus nos abençoe.

Baseado em: http://www.hermeneutica.com/mensagens/longe_de_jesus.html


Um comentário:

  1. Obrigado meu irmão por ter participado no blog da Missão Intinerante Edificar. E fique a vontade para reproduzir os textos desde que citando a autoria e origem. Que Deus continue abençoando você e sua família.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir