terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Picados pela Serpente do Pecado


E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:14,15)



Neste trecho do evangelho de João, que acabamos de ler, Jesus profetiza a sua morte na cruz do calvário, ele se utiliza de um fato passado com o povo de Israel durante o famoso êxodo, ou seja, a peregrinação dos Judeus em busca da terra prometida, fato este relatado no capitulo 21 do livro de Números.

O povo de Israel murmurou contra Deus por causa de sua dura peregrinação no deserto, mesmo com toda proteção e provisão divina, eles continuavam a murmurar, então Deus enviou no meio do povo serpentes que matou muitas pessoas do povo Judeu, mas o povo reconhecendo o seu erro, arrependeu-se e Deus teve misericórdia, mandou que Moisés fizesse uma serpente de metal e todo aquele que fosse picado deveria olhar para a serpente de metal, e só assim seria salvo.

E desta maneira Jesus se apresenta, como a única forma de salvação para todos os que estão picados pela serpente do pecado, e como todos nós estamos, pelo menos é o que nos afirma a palavra de Deus na epistola aos Romanos, todos precisam olhar para Cristo, se quiserem ser salvos.

Acredito que naquela época as pessoas buscaram muitas outras alternativas para se curar das picadas das serpentes, é claro que não existia o soro antiofídico, mas certamente existiam algumas ervas e mandingas que os antigos usavam para sarar alguém de picada de cobra, mas, nada resolvia, a não ser obedecer a Deus e olhar para a serpente de metal.
Consciente ou inconscientemente todos sabemos (mesmo que alguns não admitam) que estamos picados pelo pecado, e assim, as pessoas buscam muitas maneiras de se salvar, buscam as religiões, as boas atitudes, buscam trilhar padrões éticos e morais, vidas alternativas e tantas outras formas de vencer o veneno do pecado, entretanto, assim como foi naqueles dias nada resolveu a não ser o arrependimento, reconciliação com Deus e obediência ao seu decreto e o decreto de Deus é este que Jesus prenunciou, olhe para Cristo e seja salvo.

Que Deus nós abençoe!

Sebastião Sena (bastiaosena@oi.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário