segunda-feira, 26 de março de 2012

Acautelei-vos dos mercenários do evangelho

 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.(II Pedro 2:1 a 3)

Quando Jesus voltou para o Pai, depois de cumprir a sua missão aqui na terra, ele confiou aos seus discípulos a missão de anunciar o evangelho e o que significa esta palavrinha? A palavra grega para “evangelho”, euangelion(e?a???????), foi originalmente usada para descrever as “boas novas” da vitória militar trazida de um mensageiro ao seu comandante, em seguida, passou a significar simplesmente uma mensagem “boa”, os escritores do Novo Testamento escolheram esta palavra para descrever as “Boas Novas” de Jesus Cristo e sua salvação.

Vejam bem! O objetivo era e é anunciar boas novas de salvação, aquelas "novas de grande alegria" que o anjo anunciou aos pastores naquela bela noite nas campinas em Belém da Judeia, a humanidade que seguia perdida e sem rumo, agora encontrou a redenção, a salvação, este é o verdadeiro significado do evangelho e é este evangelho que precisa ser pregado a humanidade.

No entanto, podemos ver que o apostolo Pedro no texto acima citado e em todo o capitulo 2 de sua epístola, demonstra uma preocupação com os desvios da verdade, de pessoas que se dizendo servos de Deus estavam se introduzindo no meio da igreja para distorcer a mensagem redentora de Jesus, desviando a atenção das pessoas para outras coisas e não para a salvação da humanidade e essas pessoas fariam isso para proveito próprio, como ele muito bem descreve em sua epístola.
O grande problema é que a humanidade ela vive em um circulo repetitivo, as coisas que aconteceram no passado voltam a acontecer, só mudando as pessoas e é exatamente o que temos visto em nossos dias, a massificação de um "pseudoevangelho" que muitos por falta de conhecimento da palavra de Deus, pensam que é o evangelho de Jesus Cristo, mas, esses lideres religiosos descritos no texto da epístola de Pedro, não estão apenas no passado, hoje estão cada vez mais em evidência, anunciando um "evangelho" que as pessoas querem ouvir, usando técnicas de indução psicológica e muitas outras facetas para comercializar ou fazer negócios das pessoas, como diz o apostolo Pedro.
A consequência disto é que as pessoas generalizam e quando veem as denuncias e desmandos destes que Pedro chamou de falsos, profetas, doutores ou mestres, as pessoas simplesmente rejeitam os verdadeiros pregadores do evangelho, que começam a ser comparados com estes mercenários do evangelho, esta era a preocupação de Pedro naquela época e continua sendo a preocupação da igreja dos nossos dias, portanto lembremo-nos do que nos falou Jesus "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores"(Mateus 7:15) . Terminamos esta reflexão com uma frase do teólogo americano Bruce Wilkinson"O melhor antídoto para o erro é uma sólida compreensão da verdade.
Que Deus nos abençoe.

Sebastião Sena(wwwbastiaosen@oi.com.br)
http://www.meunordesteparacristo.com.br/mensagens/index_mensagens.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário