sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A ESTABILIDADE NO LAR É BASEADA NO TEMOR DO SENHOR



Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.
O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.
Salmos 128:1-6

INTRODUÇÃO
Como esta a sua família? Existe uma estabilidade na sua família? O dicionário Aurélio de língua portuguesa diz que estabilidade é a qualidade daquilo que é estável; solidez, segurança. Permanência, duração. Propriedade de um corpo em equilíbrio que tende a retomar a sua posição inicial, quando dela for desviado.

A família tem passado por momentos de intensa desestabilidade. Filhos contra pais, pais contras filhos, brigas no lar é uma realidade comum hoje. Notamos que essa falta de estabilidade é marcada pela falta de temor ao Senhor.

O salmo 128 é um salmo de sabedoria, trata das bênçãos de Deus ao lar e à família. As festas do antigo Israel eram celebração de cunho familiar. Em sua ida a Cidade Santa para participar das festas, as famílias iam encontrando outras e juntas celebravam a bondade de Deus na suas vidas.

1. Sem o temor ao Senhor não há estabilidade.
A palavra bem aventurado descreve a felicidade daqueles que confiam (O teme) no Senhor e fazem a sua vontade. O temor de Deus é uma postura, respeito, reverência e admiração. É a única reação cabível quem temos de ter em relação a Deus.

2. O temor ao Senhor nos faz desfrutar com alegria das bênçãos de Deus.
O trabalho é uma benção de Deus e dever ser encarado com alegria. É com ele que Deus nos dar a oportunidade para sustentar nossa família. Muitos vêem o trabalho como um fardo, mas a bíblia afirmar “que é dom de Deus... desfrutar o bem de todo o seu trabalho.” (Ec. 3:13).

3. O temor ao Senhor nos levar a ter uma família sadia.
3.1. A tua mulher será uma videira frutífera. A videira produz uva que os israelitas fabricavam vinho. E o vinho é símbolo na cultura israelita era sinal de alegria, “O vinho que alegra o coração” Salmo 104:15, faltar vinho numa casa seja em qualquer situação era mesmo o que dizer que alegria havia acabado naquela casa (João 2:1-12).
O texto trás a idéia que a esposa ou marido será alegria no lar.

3.2. O teu filho será como rebentos de oliveira. As azeitonas e o azeite de oliveira eram valiosos bens da daquela época. Nesse texto temos uma palavra de Deus que os nossos filhos terão longevidade e produtividade, pois, era isso que a ideia de rebentos ou brotos de oliveiras que estão sempre verdes trás nesse texto.

 Assim como a azeitona e o azeite de oliveira eram bens valiosos e essenciais para o povo judeus do passado. Tendo o temor de Deus na sua vida você vai olhar para o seu filho e vai entender que ele é como um bem precioso que Deus colocou para você cuidar.

À roda de tua mesa, trás a idéia para nós de comunhão porque tendo o temor de Deus na vida familiar, cada refeição fica sendo um banquete de alegria.
  
4. O temor ao senhor nos faz a paz na nossa família.
4.1 Os filhos dos teus filhos. Na antiga nação de Israel, vida longa e família numerosas eram uma benção, principalmente sobre a luz da aliança de Abraão (Gn 12).  Apenas quando Deus concede a sua paz é que as condições ideais da vida familiar são alcançadas.

Pastor Fábio Guilhermino

Um comentário:

  1. Oi meu irmão! Passando para agradecer o carinho de sua visita. Saiba que estou orando para que Deus abençoe o trabalho de suas mãos. Uma semana de muita paz e conquistas sob o olhar dAquele que é poderoso para fazer o impossível na sua vida. abraços!

    ResponderExcluir