segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Homem + Boa Intenção + Pedaço de Verdade = Heresia




Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:31-32)


Conta-se em uma pequena ilustração que alguns demônios vigiavam de perto um homem de boas intenções quando, de repente, ele se abaixou para pegar algo no chão. Aflitos, os demônios perguntavam entre si:
- O que ele encontrou, o que ele encontrou?
- Um pedaço da verdade, respondeu um deles.

Quase todos eles ficaram muito preocupados:
- O que faremos, o que faremos?
O mais experiente deles, porém, procurava acalmá-los:
- Não faremos nada. Fiquem calmos, não há com o que se preocupar.
- Como não? Afinal, ele achou um pedaço da verdade.
- Não há com o que se preocupar, repetiu o demônio, vocês ainda não sabem o que um homem de boas intenções e apenas um pedaço da verdade pode fazer?
- Não!?
- O de sempre, respondeu ele, uma nova heresia.

Sabe meus amados,  esta ilustração nos mostra de forma bem clara o que temos visto através dos tempos no que diz respeito ao evangelho de Jesus Cristo, no texto que lemos em João 8:31 e 32, Jesus fala aos Judeus que criam nele que conhecendo a verdade eles seriam livres, livres do jugo da lei que condenava, da opressão dos lideres religiosos que lhes imputavam pesados fardos e principalmente livres do pecado que lhes separavam da presença de Deus, nem todos creram nas palavras do mestre, mas, os que creram foram verdadeiramente libertos.

O que temos acompanhado através dos tempos, são pessoas que, quero crer, cheias de boas intenções se agarram a pedaços de verdades e em cima delas firmam suas "doutrinas", doutrinas estas que ao invés de aproximar as pessoas de Deus e da verdadeira adoração, muito pelo contrário, estão aprisionando as pessoas a heresias contrárias a verdadeira palavra de Deus, palavra que verdadeiramente liberta.

Para esclarecer o que é um pedaço de verdade, vou citar um exemplo de uma doutrina muito difundida nos dias do apostolo Paulo, foi muito combatida por ele, mas, se fortaleceu e ainda hoje é muito forte em nossos dias, vejam bem:
Alguns naqueles dias afirmavam que: "Deus é santo", verdade? verdade, o "homem é pecador" Verdade? verdade, "um homem pecador não poderia se apresentar diante de um Deus santo", faz sentido? Faz. "Então para se apresentar e rogar ao nosso favor diante desse Deus santo precisamos de intermediários que sejam superiores espiritualmente a nos, como anjos e santos já mortos", verdade? Não, não é verdade, mas parece ser, porque nela tem pedaços de verdade.

A verdade é que Jesus disse:"Vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus..." ou seja,  a encarnação do filho de Deus entre nós, nos proporcionou um acesso direto ao Pai, portanto meus amados, tendes muito cuidado com os pedaços de verdade, conheça a verdade e a verdade vos libertará, Jesus deixou isso bem claro quando nos diz: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim"(João 14:6)Essa é a verdade completa.

Um comentário:

  1. Olá meu querido irmão Bastião Graça e Paz.

    Parabéns pelo blog uma benção e muito edificante, aproveito a oportunidade para compartilhar também o nosso. Mensagem Edificante para alma. Ficaremos felizes por vossa visita e mais ainda se nos seguir-nos.
    Deus continue te abençoando ricamente
    Josiel Dias
    Mensagem Edificante para alma
    http://josiel-dias.blogspot.com.br
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir