segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Dependência ou Morte


"Vivemos a chamada Semana da Pátria, onde hoje sábado 7 de Setembro de 2013, o Brasil celebra o dia da independência, apesar de sabermos que há muito pouco o que comemorar, manifestações ecoam em todos os Estados do país, o nosso Rio Grande do Norte, particularmente, está praticamente parado pelas greves, policiais e muitas escolas se recusando a participar dos desfiles cívicos, enfim, são muitas as decepções para os brasileiros."(Do Blog)

Mesmo com todas as irregularidades e corrupção que vemos e a impunidade prevalecendo para com os que descaradamente participaram de atos ilícitos, jamais podemos deixar de orar pelos governantes ou ter um coração agradecido. O presidente da república precisa de oração. Os assessores, governadores e prefeitos também. Orar pedindo, orar agradecendo. Orar agradecendo por esta terra onde temos liberdade de cultuar e pregar; orar pedindo para que Deus conduza e oriente os governantes de modo a vivermos uma “vida tranquila e mansa”. Não ser patriota somente em Copa do Mundo, mas construir um patriotismo alicerçado em caráter, ética. Mesmo esperando por uma “pátria celestial”, orar pela pátria em que estamos de passagem.

A segunda reflexão está no nome deste feriado de 7 de setembro: “Dia da Independência”. Fez história e memória por romper a dependência de Portugal; o sentido de liberdade. Todo crente em Cristo Jesus também tem o seu dia histórico: o “Dia da Dependência”. Este é o dia da conversão em que reconhecemos a pobreza espiritual em que vivíamos e aprendemos que a melhor decisão que homem pode tomar é se tornar “dependente” do Senhor Jesus Cristo. É reconhecer as palavras de Cristo quando ele mesmo disse que devíamos estar ligados à videira: “…sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). O crente pode “gritar”: “Dependência! Ou morte!”

Quando Jesus andou sobre as águas, Pedro pediu para o Mestre a oportunidade de também poder andar sobre o mar. Ao prestar atenção mais na força do vento do que no Senhor, começou a afundar. Pedro reconheceu que sem Cristo, afundaria. Quando Cristo subiu no barco, o vento cessou e todos o adoraram (Mt 14.33). Não o adoraram somente pelo vento que parou, mas reconhecendo que a dependência de Cristo traz segurança; traz conforto.

Infelizmente muitos incrédulos não reconhecem a dependência que precisar ter de Cristo. Agem como se tudo dependesse das próprias forças e então se julgam auto-suficientes. Mas mais infeliz ainda é o cristão que se comporta como se não dependesse do Senhor Jesus. Não se preocupa com o que faz, com o que fala, com o que pensa. Para resolver situações busca alternativas que de longe evidenciam atitudes de alguém que aprendeu a ser dependente de Cristo. Poderíamos ser mais “amigos de Cristo” se dependêssemos mais Dele. No mesmo capítulo em que fala sobre a videira, também diz: “Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando” (Jo 15.14). E Jesus mandou que “amemos uns aos outros” (v. 17). Ser dependente de Cristo é amar o próximo.

Na semana da independência, reflita sobre a importância de orar pelo país e por você mesmo. Agradeça a Deus por pertencer ao Brasil e esta ser a sua pátria terrena. Interceda pelos que lideram a nação. Mas também ore por sua “dependência de Cristo”. Em um mundo com tantos recursos e facilidades, lembre-se de que a cada dia precisamos depender do Senhor. Depender para amar.

Podemos caminhar mais sobre as águas, se não nos atermos nos “ventos da vida”. Olhos em Cristo. “Dependência! Ou morte!

Pr. Verner Gilberto Musenek


http://www.pibno.org.br/?p=45



Nenhum comentário:

Postar um comentário