segunda-feira, 3 de março de 2014

A Quem Você tem Servido, a Deus ou a Momo?


Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.                      (Mateus 6:24)


Jesus escolhe uma palavra aramaica Mamom para personificar um dos mais poderosos deuses de todos os tempos: o dinheiro, o adjetivo Mamom, deriva do verbo aramaico aman (sustentar) e significa amor às riquezas e dedicação avarenta aos interesses mundanos.
Jesus orienta seus seguidores a investir suas vidas na conquista de bens espirituais agradáveis ao Senhor e adverte para a impossibilidade de servir com lealdade a Deus e ao mesmo tempo amar o deus dinheiro, isso não quer dizer que Jesus seja contra os ricos e prósperos, mas sim que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
O dinheiro é para ser usado e as pessoas, amadas, a inversão desses valores tem sido a razão de muitas desgraças. Sempre que invertemos os valores e colocamos algo como prioritário em nossas vidas, em detrimento de Deus, as consequências são desastrosas.

Poderíamos parafrasear o que Jesus falou e apresentar de outra forma:Não podeis servir a Deus e a Momo. Vivemos dias carnavalescos, apresentados por muitos como o reinado de Momo e ai gostaríamos de esclarecer que na realidade Momo não é um rei, ele é sim um deus, de acordo com a mitologia grega ele era o deus do sarcasmo, da pândega, do gracejo da zombaria, gregos e romanos incorporaram essa figura mitológica a algumas de suas comemorações, principalmente as que envolviam sexo e bebida.

Historicamente todos nós sabemos que o carnaval é uma festa religiosa, desde os seus primórdios quando surgiu no Egito, com a adoração ao boi Ápis, passando pela Dionísia Grega e A Bacanal Romana, todos mantem as características do culto a irreverência e chega ao catolicismo romano no ano 590, recebendo o termo latim "Carne Vale" ou seja "adeus á carne", eram festejos onde as pessoas poderiam extravasar todos os desejos carnais e ao termino desse período, iniciava-se um rigoroso processo de abstinências carnais, por isso o termo " adeus a carne".

O Fato é que o carnaval é uma festa religiosa, inclusive a sua data é definida por uma entidade religiosa, que cultua uma divindade advinda do paganismo, a pergunta que fazemos é: A quem você esta servindo, a Deus ou a momo?


Você que se diz um cristão autêntico, mas, se sente cortejado pela divindade momesca, lembre-se do que Jesus falou, " não se pode servir a dois senhores, por que ao se dedicar a um, rejeita o outro.

A quem você tem servido, a Deus ou a Momo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário