segunda-feira, 12 de maio de 2014

Centro de Saúde tem aula para mães de primeira viagem


Um espaço para esclarecer dúvidas sobre alimentação, temperatura do banho, importância do sol e detalhes sobre o sono do recém-nascido é desejo de uma boa parte das mães de primeira viagem e até daquelas mais experientes. E é pensando em ajudar a explicar esses e outros pontos que o Centro de Saúde 2 do Núcleo Bandeirante promove, às segundas-feiras, às 9h30, uma espécie de aula para as mamães.

Num espaço reservado, a enfermeira Dayse Cristina Viana chega a atender de 30 a 40 bebês todos os meses. Segundo ela, a principal dúvida das mães que procuram o serviço da Sala da Criança é a amamentação.

A melhor posição para amamentar, como fazer para evitar rachaduras nos seios e o fato de nunca usar chupetas ou mamadeiras fazem parte das orientações. "Procuramos abrir ao máximo o leque de informações para que nenhuma deixe de amamentar", justificou a enfermeira.
Segundo Dayse, o ideal é que a atividade ocorra entre quatro a oito dias após o parto. Isso porque, caso haja algum problema com a amamentação, ainda é possível para a equipe do Centro de Saúde intervir e solucionar os problemas.

Outra questão muito comentada durante o encontro é como induzir o bebê a dormir à noite e não durante o dia. Para a profissional, bebês que "trocam a noite pelo dia" contam com a inexperiência dos pais. Quando o bebê percebe que ao chorar é retirado do berço, começa a fazer isso sempre.

"Além disso, dormir com o bebê na cama é um risco que deve ser evitado porque os pais podem machuca-lo durante o sono", disse a enfermeira, lembrando que, durante o dia, o bebê deve ficar na sala, com a televisão ligada, janelas abertas, se adequando ao movimento da casa. À noite, deve ficar na penumbra, com a casa silenciosa, com atitudes que levem ao sono e não a estar desperto.

http://brasilnoticia.com.br/saude/centro-de-saude-tem-aula-para-maes-de-primeira-viagem/4585

Do Blog

Fica a dica para o demais postos de saúde do Brasil, também seguirem o exemplo deste posto de saúde, afinal o que é bom e pra se imitar e se possível aprimorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário