segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Beleza Perigosa dos Fogos de Artifício


Nessa época do ano é bastante comum os fogos de artifício utilizadas nos festejos juninos, entretanto eles representam um dos maiores perigos como causadores de acidentes, por mais bonitos que sejam na apreciação, por conta das inovações tecnológicas da pirotecnia, são é preciso muito cuidado na hora de soltar fogos de artifícios nesse período, apesar dos alertas dados nessas épocas por especialistas, mesmo assim o número de acidentes ainda é enorme, em todas as faixas etárias.


O uso inadequado e indevido desse tipo de material pode não apenas causar lesões térmicas, como queimaduras, mas também pode gerar a chamada lesão mecânica, no sistema musculoesquelético, auditivo e da visão como, por exemplo: amputações traumáticas, surdez e cegueira, o risco existe pelo simples fato de não saber se o produto já possui algum defeito de fabricação, o que aumenta as chances de um acidente, além é claro de imperícia no manuseio.

Além dos festejos Juninos que geralmente aumenta e muito a utilização dos fogos de artifício, vivemos também o período da Copa do Mundo da FIFA, onde as comemorações pelas vitórias da seleção brasileira ou mesmo de outros países, são comemoradas com muita pirotecnia, somado ao alto consumo de álcool, os acidentes tornam-se muito frequentes.


Prevenimos então que redobrem os cuidados principalmente com as crianças até porque, vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente fogos de estampido ou de artifício, exceto aqueles que, pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico é contra a lei (art. 244 da Lei 8.069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente). Essa lei visa a tutelar a criança e o adolescente contra o perigo potencial de disporem eles de fogos de estampido ou artifício, que neles possa provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida. E, preventivamente, proíbe se a venda de tais produtos danosos.


Em Casos de Acidentes


Caso alguém se queime, não passe nada no local afetado, pois, pomadas, pasta de dentes, manteiga, clara de ovos ou outras receitas caseiras podem prejudicar mais ainda a ferida. em vez disso tudo, lave a região por dez minutos em água corrente e busque atendimento médico, a água ajuda a baixar a temperatura da região afetada e uma queimadura que poderia ser profunda pode ficar mais superficial com essa medida, se a chama atingir as roupas, a vitima deve deitar no chão e rolar, quem estiver por perto deve cobri-la com um lençol ou pano molhado e levá-la imediatamente ao hospital, não estoure as bolhas, pois há risco de infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário