segunda-feira, 16 de junho de 2014

Qual deve ser a Nossa Atitude Diante dos Nossos Erros?


Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus?
Joel 2:12-14



Uma das coisas que deixa qualquer um perplexo é ouvir um assassino contar seus erros com a maior frieza. Até parece que tais pessoas mostram não ter nenhuma consciência ou mesmo arrependimento de seus atos. Em proporções diferentes, mas com muitas semelhanças acontece conosco.


Como somos acostumados com os nossos erros e que muitas vezes já não nos entristecemos com o que fazemos de errado. Alguns acham que o arrependimento é um mero assentimento mental (uma espécie de concordância), mas envolve uma compreensão bem profunda do que é pecado. Quando isso acontece devemos então nos entristecer pelo que fizemos.


Deus deseja que nos voltemos para ele de todo coração. Nossa reação diante dos erros deve ser semelhante à de Pedro (Mateus 26.75) que chorou amargamente por ter negado a Cristo. 

Devemos estar consciente de que ainda que o nosso pecado seja grave, há esperança para nós se entendemos ofendemos a Deus com o nosso Deus. O pastor Luiz Sayão comentando esse texto de Joel ele vai fazer algumas perguntas que quero destaca-las:


1. Você Já sentiu-se profundamente triste por causa de seus pecados?

2. Como saber se a nossa tristeza é verdadeira? Ficamos chateados porque ofendemos a Deus ou porque nossos erros nos trazem problemas?

3. Será que o choro e emoção forte são garantias de verdadeiro arrependimento?¹


Que atitude é a sua diante dos erros? Pense nisso.


¹ Perguntas extraídas da Bíblia de Estudo Esperança, pg. 800.


Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário