segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Seja "Crente"


Uma semana depois da ressurreição de Jesus acontece o encontro de Tomé com o Mestre. É nessa ocasião que Jesus manda que aquele discípulo seja um crente. Ser crente não é ser de uma denominação ou igreja evangélica. O crente é aquele que crê. Mas porque Tomé levou tamanha repreensão? O importante é descobrir que qualquer um de nós poderia cair no erro de Tomé. Vamos ler o texto:


19 Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
20 E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.
23 Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
26 E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
27 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
(João 20:19-28)



Algumas coisas nós aprendemos dessa situação:


1. Tomé duvidou porque não estava com os discípulos na primeira reunião. Ele estava AUSENTE!
A incredulidade começa com o afastamento. A falta de fé começa com a falta de comunhão com a igreja. Pense em quantas pessoas deixaram de ter o mesmo sentimento, a mesma fé, a mesma visão do que Deus está fazendo na igreja porque deixou de se reunir com a igreja. Se Tomé estivesse com os outros discípulos na primeira reunião, no domingo da ressurreição, ele não teria passado uma semana duvidando. Pense nisso!


2. Ele duvidou porque fazia parte do caráter dele o “ver para crer”.
É isso que fica muito claro. Na verdade hoje em dia chamar alguém de “Tomé” é a mesma coisa de chamar alguém de desconfiado. Algumas pessoas são mais céticas do que outras. Faz parte da natureza delas. Algumas se tornaram assim por causa de experiências do passado. São “gatos escaldados”. Parece que Tomé era assim porque ele não guardou o seu ceticismo somente para si, mas desafiou os outros discípulos.


3. Houve um propósito nesse episódio de ceticismo.
João registra essa situação com alguns propósitos. Primeiro porque era necessário que os leitores do seu evangelho soubessem que Jesus Cristo ressuscitou corporeamente e não apenas espiritualmente. Havia algumas pessoas que estavam ensinando que Jesus não havia ressuscitado fisicamente e esse episódio serviu para tirar essa dúvida. Em segundo lugar, era preciso ensinar que é preciso crer sem ver. Os discípulos que viriam nos séculos vindouros seriam assim: crentes sem ver. Finalmente a declaração de Tomé foi fundamental: declarar que Jesus é Deus.


4. Não devemos deixar nosso ceticismo se transformar em incredulidade.
Um pouco de ceticismo não faz mal. Um pouco só. Acreditar em tudo que você ouve por aí é perigoso! A Bíblia mesmo diz que nós devemos crer em tudo que se fala, até mesmo na igreja! Veja o que diz 1João 4.1 “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. Apesar disso, não devemos deixar que o ceticismo se torne em incredulidade. Foi isso que Jesus disse para Tomé, é isso que ele diz para nós hoje.


5. Devemos curar a nossa incredulidade reconhecendo o senhorio e a deidade de Jesus
Quando Jesus aparece aos discípulos, ele vai direto a Tomé. Ele pede a Tomé que pegue a sua mão e toque nas suas feridas. Era a hora da verdade. Tomé tem a sua incredulidade destruída. Mas isso não se concretiza sem duas coisas fundamentais. Ele reconhece o senhorio e a deidade de Jesus. Teria Tomé se convertido naquele momento? Talvez sim. Era o momento da conversão de um cético. Tomé se tronou crente!


Conclusão
Que todos os dias confrontemos as nossas dúvidas, o nosso ceticismo e incredulidade indo diretamente a Jesus Cristo e buscando nele as marcas do seu sacrifício por nós; reconhecendo nele o Senhor de nossas vidas e o Deus encarnado que morreu na cruz por nós. Amém!


Davi Liepkan, pastor na Igreja Batista Central de Nova Odessa


http://www.batistacentral.com.br/esbocos-dos-sermoes/634/Seja-Crente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário