segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Alegria em Todas as Circunstâncias


Muito me alegro no Senhor de que já por fim tenhais renovado o vosso cuidado para comigo, o qual sempre tínheis, mas vos faltava oportunidade. Não digo isto por causa da necessidade: pois eu da minha parte tenho aprendido a contentar-me com as circunstâncias em que me acho. Sei ainda viver na penúria, e sei também viver na abundância; em tudo e em todas as coisas sei o que é ter fartura e ter fome, ter abundância e padecer necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:10-13)


O apostolo Paulo fala nesse texto de uma alegria que não é vivenciada por apenas circunstâncias favoráveis. Mas, fala de uma alegria que é experimentada até mesmo na carência, de comida, roupa, dinheiro ou mesmo de companhia. Como pensar em uma alegria nessa perspectiva? Como declarar que estou satisfeito como a minha vida? Mesmo faltando tantas coisas? É meu querido irmão, em uma sociedade que ensina que para ser devemos ter. Carência de algo é sinal de vida infeliz. Paulo nessa carta aos Filipenses nos ensina algumas lições sobre alegria de viver. E essa alegria como perceberemos é muito maior e duradora do quer alegria circunstância que é ensinada por nossa sociedade.


Primeira coisa que Paulo deixa bem claro, que não podemos ter uma postura de insatisfação constante.

Os versículos 11 e 12, Paulo não viver insatisfeito por causa de suas carências. Ele deixa bem claro a gratidão de sentir alegria mesmo em momentos críticos da vida, sejam esses momentos de frio, fome, humilhação. Como também de nos momentos de conquistas. Devemos da graças por tudo.


Segunda lição de Paulo é que a nossa alegria vem do Senhor.


O versículo 10 é uma afirmação que o servo do Senhor tem a sua alegria não pautada em circunstâncias favoráveis ou não. A alegria do cristão é Jesus, mesmo que tudo falte em nossa vida, mas uma coisa que nunca faltará é a presença de Jesus, pois, ela é constante, é abundante em nós.


Por ultimo Paulo nos ensina que essa alegria que vem de Cristo nos da força.

Que afirmação forte e linda do apostolo, ao dizer no versículo 13, que tudo posso naquele que me fortalece. Ao falar isso Paulo esta dizendo o seguinte, que mesmo que eu tenha dinheiro ou não, que eu tenha comida eu não, tenha o que vestir ou não, tenha um emprego ou não, essas circunstâncias não são a causa primaria da nossa alegria, mesmo que ao possui-las somos tomados por grande alegria. Mesmo assim a nossa alegria não vem dessas coisas. Pois essas coisas são passageiras, ou seja, não duram para sempre. Mas o que Paulo ensina é que nossa alegria é muito mais do que uma circunstância favorável, nossa alegria é uma pessoa, Jesus Cristo. Pois queridos, as outras coisas podem até nos faltar, mas Jesus nunca nos faltará.


Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário