segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dia Mundial sem carros é piada no Brasil

No dia 22 de setembro, cidades do mundo todo realizam o Dia Mundial sem Carro, o objetivo é estimular a reflexão sobre a dependência em relação ao automóvel e estimular formas alternativas de mobilidade.
Em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades,na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).



É bom saber que o objetivo não é eliminar o uso do automóvel, mas o uso racional, incentivar ao uso sempre que possível de meio alternativos como caminhadas a pé, bicicleta, transporte coletivo, trens, metrôs e etc...

No Brasil muitas cidades realizaram eventos e mobilizações, mas infelizmente a participação é tão inexpressiva que pouco resultado acarreta, além daqueles que usam as redes sociais para ridicularizar o movimento e assim ficamos apenas em mais um dia de algumas poucas vozes silenciadas pelos motores do automóveis que superlotam as ruas das nossas cidades.

Um grande exemplo de como no Brasil soou como piada é que em São Paulo o motorista enfrentava o trânsito acima da média em São Paulo às 7h desta segunda-feira (22). O índice era de 68 km de ruas e vias congestionadas, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Para o horário, o esperado fica entre 31 e 65 km de lentidão.
São Paulo hoje as 7:00 da manhã

O tráfego continuou a subir até 8h30, quando atingiu 98 km de retenção. Após isso, o índice de tráfego começou a cair e registrava 91 km às 9h, considerando dentro da média para o horário.

Infelizmente esse será só mais um dia, pois, temos uma dependência tão grande do automóvel que jamais procuraremos imitar alguns países na Europa, onde o uso da bicicleta e transporte público é quase regra, aqui é exceção.

Sebastião Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário