segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Nossa Esperança não Depende da Situação, Mas, Depende de Deus


Por isso digo: "Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor". Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor. (Lamentações 3:18-26) 

Esse texto lido mostra a aflição do profeta Jeremias diante de sua cidade amada que havia sido destruída pelos babilônicos. Mesmo em um momento de pura dor, aflição e desolação Jeremias vai falar da esperança que temos em Deus, independente da situação em que nos encontramos. 
Jeremias preso em uma Cisterna

Aprendemos algumas lições: 

Em primeiro lugar: O profeta Jeremias nesse texto nos ensina que como ele, devemos parar de olhar para a nossa própria miséria para lembrarmo-nos da misericórdia de Deus. Mesmo que continuemos assim como Jeremias a sentir dor, devemos também lembrar da fidelidade do Senhor, pois isso deu esperança para o profeta Jeremias. 
E também nos dará esperança para suportamos as nossas aflições. 

Em segundo lugar; O profeta Jeremias ao contemplar o caráter de Deus, percebeu que a melhor coisa que ele e seu povo poderiam fazer era esperar. 
 E essa espera deveria ser de forma paciente e silenciosamente, enquanto o Senhor realizava sua vontade a seu tempo. Não importa o modo como nos sentimos ou o que vemos, Deus é cheio de graça, e também é grande a sua fidelidade. 

Em terceiro lugar; Não basta apenas sentar e esperar, devemos também buscar ao Senhor. Até mesmo as crianças e os jovens poderiam aprender com o profeta Jeremias, essa lição, para que se tornem homens e mulheres fortes. 
Nessa época Jeremias estava idoso, mas sua experiência ao lado de Deus mostrava o que ele dizia. Nunca devemos renunciar a nossa busca por Deus, mesmo em momentos que a nossa vida esta um caos. 

Em quarto lugar; Quando nos submetemos ao Senhor conquistamos vitórias em tempos difíceis. Devemos nos prostrar com o rosto em terra e nos sujeitar a sua vontade sem reclamar, pois, no seu tempo ele nos livrará. 
Render-nos a vontade de Deus é a melhor coisa que devemos fazer. 

E por ultimo; Aprendemos também, que assim como o profeta devemos viver um dia de cada vez e, a cada manhã, nos restabelecer da misericórdia de Deus em nossa vida. Não importa o que os nossos adversários nos dizem, devemos nos lembrar de que: “Bom é o Senhor”, e que nos momentos difíceis de nossa vida é quando Deus se encontra mais próximo de nós, e às vezes não percebemos isso. 


Pastor Fábio Guilhermino.

http://meunordesteparacristo.blogspot.com.br/2014/12/nossa-esperanca-nao-depende-da-situacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário