segunda-feira, 27 de abril de 2015

Diga com Quem Andas Que eu lhe Direi Quem És. Será Verdade?


Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço. Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda! Se disserem: "Venha conosco; fiquemos de tocaia para matar alguém, vamos divertir-nos armando emboscada contra quem de nada suspeita! Vamos engoli-los vivos, como a sepultura engole os mortos; vamos destruí-los inteiros, como são destruídos os que descem à cova; acharemos todo tipo de objetos valiosos e encheremos as nossas casas com o que roubarmos; junte-se ao nosso bando; dividiremos em partes iguais tudo o que conseguirmos! "Meu filho, não vá pela vereda dessa gente! Afaste os pés do caminho que eles seguem, pois os pés deles correm para fazer o mal, estão sempre prontos para derramar sangue. Assim como é inútil estender a rede se as aves o observam, também esses homens não percebem que fazem tocaia contra a própria vida; armam emboscadas contra eles mesmos! (Provérbios 1:8-18). 


Na maioria das vezes esse ditado “diga com quem andas que eu lhe direi que és” é verdadeiro. Quanto mais andamos em determinadas companhias, ou mesmo, determinados grupo, mais nos tornamos identificados com tal pessoa, com tal grupo. 


O salmista com essa mesma preocupação nos alerta: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Salmos 1:1). Em toda amizade um fato é comum, os dois indivíduos que iniciam a amizade são diferentes em muitas coisas. E mesmo com diferencias a tendência é um acabar influenciando a outro. 
O que percebemos hoje, é que está sendo mais fácil influenciar os outros com aquilo quer é errado, do que com a conduta correta. Hoje podemos notar como se tem exigindo de muitos pais um trabalho ainda mais árduo na criação de seus filhos. Conceitos que antes eram inquestionáveis, hoje são visto como ultrapassados. 

Mas como o texto de Provérbios nos ensina, ninguém pode envolver-se com pessoas de mau caráter ou conduta duvidosa, sem acabar em prejuízo depois. 
Vocês que nos escutam hoje, em especial jovens, aprendam a escolherem bem suas amizades. E você meu querido ouvinte cristão, lembre-se o que o Senhor Jesus ensinou, “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5.14). Estamos nesse mundo para influenciar de forma positiva e não o contrário. 


Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário