segunda-feira, 13 de julho de 2015

Cuidado com o Preconceito


Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos? (Tiago 2.1-4) 

Esse é um assunto que está sendo muito discutido atualmente em nosso país. No Brasil a discriminação é uma dura realidade. Recentemente uma jornalista de uma emissora de televisão foi alvo de comentários racista pela internet. É meus queridos, quando alguém não se encaixa nas expectativas de uma sociedade ou mesmo em um padrão determinado por um grupo, muitas das vezes ela poderá sofre descriminação. 
Absurdo dos absurdos

Já se soube de relatos que muitos não conseguiram até mesmo arranjar emprego, por causa discriminação. Outros sofrem em seus empregos não conseguem crescimento profissão, pelo simples fatos de serem alvos de discriminação. 

Essa atitude perigosa e tão pecaminosa foi repreendida na igreja cristã primitiva. Tiago nesse texto adverte que os cristãos estavam fazendo acepção, ou seja, estavam fazendo distinção entre as pessoas que chegavam na igreja. Esse privilégio denunciado pelo Tiago era que alguns estão dando privilégios para os ricos, colocando até mesmo acima de outros irmãos. E esse comportamento estava fazendo alguns dentro da igreja tem um tratamento especial enquanto outros sendo tratados de forma rude. 

Meus amados, como o texto deixa bem claro, nenhuma forma de descriminação é aceito por Deus. Deus ama a todos como diz João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Por isso que nenhum cristão temente a Deus pode concordar com nenhum tipo de descriminação. Seja essa descriminação em relação à raça, sexo, de idade, de intelecto, aparência ou como no texto lido social. 

Que antes de descriminar seja que for, antes de tercemos qualquer tipo de comentário preconceituoso ao teu próximo, lembre que você foi orientado por Deus amar o teu próximo como a ti mesmo. 

Pastor Fábio Guilhermino

Nenhum comentário:

Postar um comentário