segunda-feira, 30 de março de 2015

O PERIGO DE VIVER UMA VIDA SEM PERDÃO


Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6.14-15) 

Tem faltado o perdão em nossa sociedade. Tem faltado perdão não famílias. Tem faltado perdão nas amizades. Poderíamos continuar citando muitas outras áreas da vida humana que tem faltado perdão. 
Tenho que deixar claro, antes de continuar, que perdoar não é deixar de exigir a justiça. Perdoar não é esquecer que um ato doloroso aconteceu. Mas, perdoar é lembrar-se de algo que nos machucou sem ser sentir dor. 
A falta de perdão nos faz cheira mal, nesse sentido quero contar uma história: 

PROFESSOR E A BATATA 

O professor de religião pediu aos seus alunos que levassem batatas e um saco plástico à aula e escrever nas batatas o nome de cada pessoa de quem sentiam mágoas ou tivessem ressentimentos. 
Uma batata para cada nome. Pediu, também, para colocar as batatas dentro do saco plástico e guardá-las na mochila, junto com seus livros e cadernos. 

A tarefa consistia em levar as batatas a todos os lugares onde fossem, por tempo indeterminado, até que o professor os autorizasse a se livrar delas. 

Naturalmente, elas foram-se deteriorando. Além do peso, logo, também, o mau cheiro começou a incomodar os alunos, até o ponto em que não aguentaram mais: 

“Professor, por favor, não dá mais. Podemos jogar esse lixo fora?”. 

“Sim, podem jogar as batatas fora, mas, se junto com elas vocês também não jogarem fora toda a mágoa e ressentimentos que elas representam, o peso e o mau cheiro não sairá de seus corações”. 

Como a falta de perdão afeta na nossa vida, até nos faz ficar doente. Podemos citar algumas doenças que tem como uma de suas causadas a falta de perdão; Ansiedade, distimia, angustia, depressão, opressão, paranoia, síndrome do pânico, esquizofrenia, Toc, loucura, suicídio, como afirma o portal da saúde: “Geralmente estas doenças têm como causa a falta de perdão a uma ofensa. Porque os traumas (feridas) desenvolvem dentro de cada indivíduo, sensações estranhas e desconhecidas que não são facilmente descobertas. 

Essas doenças desenvolvem com maior intensidade em pessoas que são presas a si mesmas. Ou seja, não tem uma comunicação clara e saudável para o mundo externo, de suas emoções”¹. Se a falta de perdão, prejudica tanto a saúde do nosso corpo, devemos entender que ela também prejudica a nossa saúde espiritual. 

O texto de Mateus é bem claro, antes de perdi perdão a Deus, devo perdoar. Pois, se não exercer perdão para aqueles que necessitam, também não obterei da parte de Deus. 

Pastor Fábio Guilhermino 

Sem Deus Tudo é Miragem


E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.(Eclesiastes 2:10-11) 

Sempre acompanhamos nos desenhos animados ou nos filmes, o viajante depois de dias no deserto, com fome e bastante sede, começa a enxergar um oásis, com palmeiras, fruteiras e bastante água, ao chegar se joga nas águas e só sente areia, tudo não passou de uma miragem. 

Durante esta semana ouvi varias vezes uma música tocar na rádio que tem o titulo "Miragem", com o cantor Cesar Azevedo, a letra fala que a nossa vida sem Deus é uma miragem. Ao pensar sobre isso vejo um mundo sedento e com fome de Deus, mas, para preencher esse vazio que consome o ser humano ele começa a enxergar coisas que possam satisfazer suas necessidades e pulam de cabeça nessas coisas, quantas não estão vendo nas drogas a solução para os seus problemas, e quando falo droga, falo de drogas licitas e ilícitas, e ao mergulharem de cabeça nesse mundo, só encontram areia e muitas vezes areia de forma literal na sepultura. 

E assim são todas as outras coisas desse mundo, sempre nos atraindo como uma falsa visão, como disse o sábio Salomão "E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma"... E assim muitas pessoas tem vivido, mas, o velho sábio já antecipou que tudo isso é vaidade, e por que vaidade? Porque tudo passa, tudo nesse mundo é passageiro, tudo nesse mundo é miragem. 

Sem Deus, tudo não passa de miragem. Se você quiser ver algo realmente concreto e real, olhe para o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário, por mim e por você. 

Que Deus nos abençoe. 

Sebastião Sena 

Letra e Link da Música MIRAGEM - Adriana Cabral 

Eu não quero mais que Te ter, 
Já é o bastante estar com Você. 
Minha vida, meu tudo, meu Deus! 
Eu só preciso olhar para Ti, 
Saber em meio a tantos, só te ouvir. 
Pra sempre sou todo Seu. 

Meu coração estava sem rumo, 
Me contentando com esse mundo, 
Nem imaginava, que me procuravas. 
Então Seu amor me encontrou, 
Me revelou a pura verdade, 
Que o mundo é composto de miragem 

É uma miragem a vida sem você, 
Meu dia é triste, não sinto um clima pra viver. 
Só Tua presença me traz um novo ambiente, 
Faz minha alma reluzente, 
Em verdade e em amor.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Você Escolhe Deus? Ele Escolheu Você!


É muito comum quando uma musica cai no gosto do povo, a gente canta, canta e nem sempre pensamos no que diz a letra da musica. 
Precisamos ser mais racional naquilo que pronunciamos, pois, muitas vezes falamos coisas que nem de longe praticamos. 

Um exemplo disso é a musica "Eu Escolho Deus" do cantor Thalles Roberto, o refrão da musica diz o seguinte: Mas eu escolho Deus/ Eu escolho ser amigo de Deus/ Eu escolho Cristo todo o dia / Já morri pra minha vida / E agora, eu vivo a vida de Deus. 

A letra da musica fala que todos os dias somos convidados a fazer escolhas e precisamos escolher entre fazer a vontade de Deus ou a nossa própria e a vontade do mundo, mas, sempre "Escolhemos Deus", a pergunta é : Será? Será que realmente escolhemos Deus? 

No nosso dia a dia, de repente nos vemos diante de situações que temos que escolher entre, fazer a vontade de Deus ou a nossa própria vontade ou mesmo aquilo que o mundo nos impulsiona a fazer, e qual tem sido a nossa posição diante de tais circunstâncias? 

O que me levou a refletir sobre isso, foi o fato de ter convidado várias pessoas para celebrar conosco o aniversário de nossa igreja, no último final de semana, convidei-as para celebrar ao criador do universo, para ouvir a palavra do Deus que elas dizem que creem, ofereci-lhes a melhor e maior oportunidade que o ser humano pode ter, um encontro com o seu criador, entretanto, tantas foram as desculpas para justificar o não comparecimento, que me fez pensar sobre isso, todas essas pessoas, provavelmente não teriam problema para concordar e cantar essa bela musica, e a plenos pulmões dizer: " Mas eu escolho Deus/ Eu escolho ser amigo de Deus "... Será que escolhem mesmo? 

Até mesmo os crentes, que se colocam na posição de servos do Senhor e muitas vezes têm que escolher entre ir ao culto, adorar ao Senhor ou ver o último capitulo da novela, um jogo, um amigo(a), um namorado(a) etc... Certamente cantariam sem nenhum problema:    " Eu escolho Cristo todo o dia / Já morri pra minha vida / E agora, eu vivo a vida de Deus" A pergunta é: Será? 

 Pense nisso e se ainda está escolhendo outras coisas, saiba que Deus escolheu você, ele enviou o seu filho a este mundo para morrer em seu lugar, porque ele escolheu você e ele quer te salvar, porque ele ama você. 

Que Deus nos abençoe. 
Veja o vídeo da Musica Eu Escolho Deus

video

Sebastião Sena

segunda-feira, 9 de março de 2015

O Que Deus Espera de Você Mulher?


Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, (Tito 3:3-5) 

As mulheres vivem dias em que os homens perderam o respeito por elas. Isso tudo é resultado de uma visão deturpada de homens que a vem como objeto, e não como ajudadora dada por Deus, como tão preciosa e dignas de amor como a igreja fora digna do amor de Cristo.(Ef.5.25) 
Mas também este desrespeito é fruto do próprio comportamento desonroso que uma minoria adota, e que choca a sociedade, que tem como padrão para as mulheres um comportamento de menos exposição a atitudes consideradas imorais, ou fora do padrão sociável. 

Somente quando as mulheres tiverem o comportamento que se espera delas é que elas resgatarão o respeito à honra que lhes é devida. 

Qual é o comportamento que se espera delas? Quem deve estabelecer este padrão honroso de vida para as mulheres? É Deus, ele é quem pode dizer o que se espera de você. O que este texto tem a ensinar sobre o que viver que Deus espera das mulheres? 

O que se espera das Mulheres é um viver santo, afim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. 

Transição: 

Atitudes de um viver santo esperado das mulheres. 

1) O que se espera das Senhoras. (3,4a) 

1a) Sejam Sérias = Como? Não sejam Caluniadoras Não dadas a Bebidas. 

1B) Sejam Mestras do Bem. 

1c) Ensinem as Mulheres mais novas. 

2) O que se espera das Mulheres mais novas (4b,5) 

2a) Serem Prudentes Amando seus Maridos. Amando seus filhos. 

2b) Moderadas. (Hagios) Santas Boas donas de casa. 

2C) Sujeitas aos seus Maridos. Para que a Palavra não Seja Blasfemada. 

Conclusão: 

Quero desafiar você mulher a colocar no coração e na mente as atitudes espirituais e mentais corretas. Viverem uma vida segundo os padrões de Deus, como santas ajudadoras. Viver segundo o padrão de Deus lhe dará autoridade para conquistar o respeito dos homens e a fará valiosa aos seus olhos. 

Pastor Severino José de Aquino

sábado, 7 de março de 2015

Mulheres demoram a procurar ajuda durante um ataque cardíaco


Demora no atendimento faz com que o índice de mortalidade seja mais elevado em mulheres do que em homens

Mulheres correm mais risco de morrer por um ataque cardíaco do que homens. Isso acontece porque, em comparação com o sexo masculino, elas demoram mais para sinalizar que precisam de ajuda e para serem levadas ao hospital onde serão atendidas. A revelação é de um estudo que será apresentado em um encontro do American College of Cardiology, em San Diego.

Pesquisadores analisaram os dados de quase 7 500 europeus que sofreram ataques cardíacos entre 2010 e 2014. Enquanto as mulheres esperaram 1 hora para sinalizar que precisavam de ajuda, os homens levaram 45 minutos. Além disso, 70% delas demoraram mais de 1 hora para chegar ao hospital onde seriam atendidas, ante 30% dos homens.

O dado é preocupante porque a rapidez no atendimento é crucial para pacientes com doenças cardiovasculares. No estudo, o índice de mortalidade no hospital foi quase duas vezes superior entre mulheres do que homens (12%, ante 6%). Elas também passaram por menos procedimentos para desobstruir as artérias (76 versus 80%), mais eficientes na primeira hora após um ataque cardíaco. Não houve diferença no índice de mortalidade entre pacientes de ambos os sexos que chegaram ao hospital uma hora depois do episódio e foram rapidamente atendidos.


Sintomas 

- Os pesquisadores afirmam que mulheres não têm, necessariamente, os sintomas "clássicos" de ataque cardíaco. Em vez da forte dor no peito, elas podem manifestar falta de ar, náusea, vômito e dor nas costas, no pescoço e na mandíbula. Esses sinais podem ser confundidos com indigestão tanto pelas pacientes quanto pelos profissionais de saúde que as atendem.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Deus Precisa de Defensores ?


No princípio criou Deus o céu e a terra.(Gênesis 1:1) 

Um medico cristão estava lendo sua Bíblia assentado num banco da praça, quando um senhor se aproximou e reconhecendo o médico disse: 

 -Não posso crer que o senhor, com sua cultura, consiga ler e acreditar num livro como esse! 

 -Por quê? Perguntou o médico. 

 -Por que nem sabemos quem escreveu este livro. Eu não acredito numa coisa que nem sequer saiba quem escreveu. 

 O medico olhou fixamente para o homem e perguntou-lhe: 

 - O senhor acredita e usa a tabuada? 

 -Sim. uso-a freqüentemente. 

 -O senhor sabe quem escreveu a tabuada? 

 -Não, não sei, respondeu o incrédulo. 

 -Como é então que o senhor acredita e usa algo que o senhor nem sequer sabe quem escreveu? Perguntou-lhe o médico. 


Muitas vezes a nossa fé é questionada e nos sentimos tentado a querer defende-la a todo custo, muitas são as ilustrações, como esta que usamos, para justificar a nossa crença e é até importante que saibamos em que cremos, em que está firmada a nossa esperança, como nós diz o apostolo Pedro:"e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, (1 Pedro 3:15)". 

Entretanto, temos visto muitas pessoas posando como defensores de Deus e muitas vezes nos sentimos tentados a querer defender Deus, entramos em embates ferrenhos e muitas foram as vezes na história da humanidade e ainda hoje se repete, que pessoas tentando defender a Deus, cometeram e continuam cometendo atrocidades mundo afora, e em nome da defesa de Deus. 

Será que Deus, o Deus criador dos céus e da terra precisa que um simples e limitado mortal o defenda? Pedro no texto acima nos adverte a estar preparada para esclarecer a razão da nossa fé nesse Deus. 

Quando lemos no Genesis 1:1, Moisés não se preocupou em explicar quem era esse Deus, ele não se sentiu na obrigação de explicar ou defender quem era esse Deus! Eu também não me sinto capaz de defender o Deus criador do universo. 

Só gostaria de esclarecer que se você crer em Deus e aceitar que ele traçou um plano para a sua salvação, ótimo, louvado seja Deus! Mas, se você não acreditar nesse Deus e na sua palavra, ele continuará a ser Deus, independente de você crer ou não! 
Pois, Deus não precisa nem de mim nem de você. Ele sem nós é Deus, nós sem Ele não somos nada! 

Que Ele nos Abençoe. 

Sebastião Sena