segunda-feira, 27 de julho de 2015

Eu Você e Nossas Escolhas


Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses; (Josué 24:14-16) 

Se pensarmos um pouco, podemos ver que o que mais nós fazemos durante o dia é "escolher", logo ao acordar temos algumas escolhas a fazer; tipo " vou levantar rápido ou demorar um pouquinho mais?", "Que farei para o café da manhã?", " que roupa vestirei?", e por ai vai, passamos o dia todo escolhendo coisas para serem feitas, ou seja, nosso cotidiano é feito das escolhas que fazemos ou que fizemos! 

Cada escolha que fazemos também trará suas consequências, algumas decisões simples podem trazer consequências simples ou não, por exemplo: Se eu decidir ficar um pouquinho a mais na cama, teoricamente é uma decisão simples, mas, poderá custar o meu emprego e ai terá uma consequência grave, principalmente no cenário atual. 

Quando temos que tomar decisões diante de Deus, a coisa fica um pouco diferente, porque diante Dele, não existe decisões simples e principalmente as consequências, essas podem ser bem pesadas. 

Vejamos esse texto que acabamos de ler no livro de Josué, o povo de Israel havia chegado a terra de Canaã, a terra que Deus havia prometido para eles, mas, O Todo poderoso tinha ordenado que eles deveriam expulsar todas as pessoas que estavam naquele lugar e razão era bem simples, "Para que eles não aprendessem os maus costumes daqueles povo e seguissem a idolatria dos seus deuses", entretanto, o povo se acomodou com a presença das pessoas que ali estavam e começaram a se misturar com aquelas nações. Josué já no fim do seu ministério, reúne o povo e deixa diante deles uma escolha, "escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais;" e Josué é bem enfático na decisão que ele já havia tomado, "eu e a minha casa serviremos ao Senhor." 

Apesar do povo de Israel naquele momento se comprometer a servir somente ao senhor, nós sabemos que a realidade foi bem diferente e eles se rebelaram contra Deus e cultuaram outros deuses e se prostraram diante dos ídolos daqueles povos, a consequência é que ainda hoje a nação de Israel sofre as penúrias das suas escolhas. 

Todos os dias nos deparamos diante de escolhas que dizem respeito a Deus, e as escolhas hoje que fazemos diante de Deus pode nos garantir uma eternidade com ele ou sem ele. 

Lembre-se, Eu e Você somos responsáveis pelas nossas escolhas. 

Que Deus nos abençoe. 

Sebastião Sena.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Escravidão, Pecado, Formiga e Liberdade


E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;(Efésios 2:1-6) 

Conta-se que há na Amazônia uma espécie de formigas que literalmente escraviza outras formigas mais fracas. Elas atacam o formigueiro da espécie mais fraca, matam seus defensores e levam os casulos das formigas trabalhadoras. Quando estas “crianças capturadas” saem do casulo, elas pensam que fazem parte da família das formigas invasoras e lançam-se nas tarefas para as quais nasceram. 

Nunca chegam a compreender que são vitimas cegas de um astuto inimigo, condenadas a trabalho forçado. 

Ao meditar nessa pequena reflexão, não temos como não refletir sobre a situação da humanidade, que assim como aquelas formiguinhas, que nasceram escravizadas sem jamais se aperceberem que não nasceram para serem escravas daquelas malvadas formigas escravagistas, não entendem que foram tiradas do seio da sua família natural. 

Já imaginaram se de repente aparecesse alguém e eliminasse aquelas formigas escravagistas e conduzisse aquelas formiguinhas para sua família natural, será que aquelas formiguinhas ficariam alegres? E bem provável que não, pois elas nasceram daquele jeito, escravizadas, e não iriam compreender a situação. 

Mesmo assim é o ser humano, morto e escravizado em seus delitos e pecados, andando segundo o curso desse mundo, mas veio alguém que destruiu esse mal e agora quer reconduzi-lo ao Éden, onde o o ser humano tinha uma perfeita harmonia com o seu criador e esse alguém é Jesus Cristo, que com seu sacrifício nos reconciliou com Deus, o problema é que o ser humano tão arraigado ao pecado se recusa a voltar ao aconchego do lar, a diferença é que as formiguinhas não conseguem raciocinar, o ser humano sim. 

 Então pense nisso e volte ao Éden e tenha uma perfeita comunhão com o seu Criador. Que Deus nos abençoe. 

Sebastião Sena

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Cuidado com o Preconceito


Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos? (Tiago 2.1-4) 

Esse é um assunto que está sendo muito discutido atualmente em nosso país. No Brasil a discriminação é uma dura realidade. Recentemente uma jornalista de uma emissora de televisão foi alvo de comentários racista pela internet. É meus queridos, quando alguém não se encaixa nas expectativas de uma sociedade ou mesmo em um padrão determinado por um grupo, muitas das vezes ela poderá sofre descriminação. 
Absurdo dos absurdos

Já se soube de relatos que muitos não conseguiram até mesmo arranjar emprego, por causa discriminação. Outros sofrem em seus empregos não conseguem crescimento profissão, pelo simples fatos de serem alvos de discriminação. 

Essa atitude perigosa e tão pecaminosa foi repreendida na igreja cristã primitiva. Tiago nesse texto adverte que os cristãos estavam fazendo acepção, ou seja, estavam fazendo distinção entre as pessoas que chegavam na igreja. Esse privilégio denunciado pelo Tiago era que alguns estão dando privilégios para os ricos, colocando até mesmo acima de outros irmãos. E esse comportamento estava fazendo alguns dentro da igreja tem um tratamento especial enquanto outros sendo tratados de forma rude. 

Meus amados, como o texto deixa bem claro, nenhuma forma de descriminação é aceito por Deus. Deus ama a todos como diz João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Por isso que nenhum cristão temente a Deus pode concordar com nenhum tipo de descriminação. Seja essa descriminação em relação à raça, sexo, de idade, de intelecto, aparência ou como no texto lido social. 

Que antes de descriminar seja que for, antes de tercemos qualquer tipo de comentário preconceituoso ao teu próximo, lembre que você foi orientado por Deus amar o teu próximo como a ti mesmo. 

Pastor Fábio Guilhermino

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Não Mereço, mas, Sou Salvo!


Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;(Hebreus 2:1-3) 

O Dicionário Wycliffe diz que a doutrina da salvação deve ser entendida de duas formas; Ativa e Passiva, entendida na forma ativa a salvação é a obra completa de Deus, que consiste em a humanidade do estado de pecado ao estado de glória, através de Jesus Cristo, o Deus -Homem. 
No estado anterior o ser humano está espiritualmente morto e sujeito a ira divina; neste último ele esta sob a graça de Deus, e experimentando a vida eterna. 

Compreendida na forma passiva, a salvação é um presente completo a ser desfrutado pelos que creem em Jesus Cristo. O assunto salvação é sempre um tema mal compreendido, muitas pessoas não entendem quando os crentes dizem que estão salvos, alguns dizem que gosta muito dos crentes e coisa e tal, mas, "quando eles dizem que estão salvos", interessante é que mesmo aquelas pessoas que não aceitam que alguém possa dizer que é salvo, sempre que morre alguém de sua família, ela acredita que a pessoa está salva. 

Acreditamos que a má compreensão é pelo fato de que as pessoas pensam que é uma atitude de arrogância do crente defender a sua posição de salvo, entendendo de forma errada, pois, quando um crente diz que é salvo, esta mostrando a sua incapacidade de por si mesmo conseguir a sua salvação por suas próprias forças e por esta razão se coloca totalmente na dependência de Deus e do seu plano redentor. 

O texto de Hebreus é bem claro: "Como escaparemos nós" se não atentarmos diligentemente para esse plano de salvação que Deus nos outorgou? Somos salvos não porque somos bonzinhos ou porque não fazemos isso ou aquilo, ou porque somos religiosos, somos salvos porque reconhecemos a nossa incapacidade de estar diante de Deus por nossos próprios méritos e reconhecemos que o sacrifício de Jesus Cristo na cruz do calvário foi suficiente para me dar vida e vida eterna com Deus. 

Que Deus nos abençoe 

Sebastião Sena