domingo, 6 de novembro de 2016

Socorrendo o Ser Humano em Suas Aflições


Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).(João 4:5-9) 

– Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um paciente. 

– Qual e o nome do paciente? 

– Chama-se Celso. Ele está no quarto 302. 

– Um momentinho, vou transferir a ligação para o setor de enfermagem. 

– Bom dia, sou a enfermeira Lourdes. O que deseja? 

– Gostaria de saber as condições clínicas do paciente Celso do quarto 302, por favor! 

– Um minuto, vou localizar o médico de plantão. 

– Aqui é o Dr. Carlos plantonista. Em que posso ajudar? 

– Olá, Dr Carlos. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302. 

– Ok, meu senhor, vou consultar o prontuário do paciente… Um instante só! 

– Hummm! Aqui está: ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará alta em três dias. 

– Ahhhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria! 

– Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!? 

– Não, sou o próprio Celso telefonando aqui do 302! É que todo mundo entra e sai deste quarto o dia inteiro e ninguém me diz nada. Eu só queria saber se estou bem. 

http://respostasnabiblia.org/como-esta-o-celso/ 

Quando eu li esta ilustração me lembrei do encontro de Jesus com a mulher Samaritana, pois na ilustração, apesar dos funcionários do hospital serem bastante eficientes e preocupados com o bem estar técnico dos pacientes, entretanto, estavam esquecendo de algo primordial, que o Celso era um ser humano, e como tal necessitava da atenção e do aconchego humano. 

No encontro de Jesus com aquela mulher, ele tinha muitas razões para se preocupar e evitar o contato com ela, primeiro ele era um Rabi, um mestre Judeu, e ela uma mulher Samaritana, que estava indo ao poço ao meio dia, por causa da sua condição diante da sociedade, ele estava com fome e bastante cansado, entre outras implicações culturais da época. 

Jesus não levou nada dessas coisas em consideração, ele apenas desejou fazer a vontade de Deus e anunciar o evangelho aquela mulher, através dela, muitos samaritanos da cidade de Sicar tiveram a oportunidade de conhecer o plano de Deus para a redenção da humanidade. 

Fica a dica para nós, muitas vezes nos preocupamos com tantos detalhes técnicos e burocráticos e esquecemos de socorrer o ser humano em suas aflições. 

Que Deus nos abençoe 

Sebastião Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário