domingo, 21 de maio de 2017

O Simples Plano de Deus


Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes.(I Coríntios 1.27)

Certa vez um pastor convidou um médico, amigo seu, para ir à igreja. De pronto, ele disse que iria no próximo domingo. Na expectativa de fazer-lhe uma boa apresentação do evangelho, o pastor preparou um excelente sermão, mas, uma emergência médica mudou os planos do doutor.

Encontrou-o alguns dias depois. Repetiu o convite. O amigo repetiu a promessa. O pregador preparou-se novamente, mas, curiosamente, uma outra emergência o impediu de ir.

Quase um mês depois, o pastor pediu a um irmão da igreja que trouxesse a mensagem principal do culto. Naquela noite o médico veio visitá-los, para desespero do pastor, pois, aquele irmão, apesar de muito temente a Deus, era homem simples, quase analfabeto.

Como o pastor não tinha como voltar atrás, ficou ali quieto, se remoendo por dentro. Já na leitura do texto bíblico, ele quase morreu de vergonha, pois, o irmão errou todas as palavras. Gaguejou, tossiu, engasgou.

A explicação do texto bíblico, então, foi um desastre. O homem não falou nada com nada e limitou-se a repetir uns testemunhos que a igreja já conhecia de cor.

E, para terminar a tortura do pastor, o irmão ainda resolveu fazer o apelo final (sem nenhuma habilidade).

O pastor já estava ensaiando uns pedidos de desculpas e umas palavras de explicação para o amigo, quando, para sua surpresa, o primeiro a aceitar o apelo foi o médico, que verdadeiramente se converteu a Cristo e tornou-se um dos membros mais ativos da sua comunidade.

Retirado de: http://respostasnabiblia.org/nunca-subestime-um-coracao-humilde-ilustracoes-para-pregacao/

Ao ver essa ilustração eu me lembrei da conversão de Charles Spurgeon, considerado até hoje um dos maiores pregadores de todos os tempos, acostumado a ouvir sermões e mais sermões, tecnicamente bem elaborados e no entanto, sou veio a conhecer e ter um real encontro com Cristo, através de uma mensagem modesta e rudemente pregada por um homem muito simples, que utilizou o texto de Isaías 45:22, “Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra”.

E se limitava a ficar repetindo;“Olhe para Mim, eu estou suando grandes gotas de sangue. Olhe para Mim, estou pendurado na cruz. Olhe para mim, estou morto e sepultado. Olhe para Mim, eu ressuscitei. Olhe para Mim, eu ascendi aos céus. Olhe para Mim, estou sentado à direita do Pai. Oh pobre pecador, olhe para Mim! Olhe para Mim!”

E porque é que as coisas de Deus são assim, feitas de forma bem simples? 
O apostolo Paulo nos dá a resposta na sequencia do texto que lemos acima, "E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
1 Coríntios 1:28,29

Muitas vezes os homens tentam ser muito complexo em seus conceitos, quer seja no contexto humano secular ou espiritual, desenvolvem teses e teorias, e olham para muitas coisas mas, podemos ver como as coisas de Deus são simples, Ele simplesmente diz: "Olhe pra mim".

Que Deus nos Abençoe

Sebastião Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário