terça-feira, 31 de maio de 2011

Oncologista fala sobre a hereditariedade do câncer


Questão frequente nos consultórios médicos, o câncer é uma doença que resulta da interação entre fatores ambientais e genéticos do indivíduo, entretanto, uma parcela pequena dos tumores malignos são considerados hereditários, chegando até a 10%
De acordo com o Dr. Amândio Soares Fernandes Júnior - Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBCO) e da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), a maioria está relacionada à exposição a fatores ambientais, como tabagismo, hábitos alimentares, infecções, exposição solar, etc.
O câncer resulta do crescimento desordenado das células e dos tecidos por motivos muitas vezes desconhecidos, o tecido canceroso apresenta uma estrutura atípica dos tecidos e órgãos de que se originou, e uma capacidade ilimitada e incontrolável de se reproduzir, seu desenvolvimento não obedece a nenhuma finalidade útil ao organismo.
 O tumor tende a se disseminar e a lançar metástases (focos secundários, à distância) para várias partes do corpo, onde então continuam a se desenvolver, explica o Dr. Amândio.
 
Alguns tipos de câncer estão diretamente relacionados a fatores ambientais, como o câncer de pulmão, associado ao hábito de fumar, e o câncer de pele, vinculado à excessiva exposição ao sol, outros tipos, como o câncer de mama, podem estar relacionados a questões hereditárias.
Quando a propensão genética é constatada, a pessoa deve tomar precauções para prevenir a doença,  Dr. Amândio alerta que quem herda a predisposição para câncer de cólon, por exemplo, tem probabilidade de desenvolvê-lo e, por isso, deve se submeter, anualmente, a uma endoscopia para identificar pequenas deformações do tecido, evitando que elas evoluam para o câncer.
“É importante que as pessoas saibam que muitos tipos de câncer podem ser curados, desde que diagnosticados em fases iniciais, por isso, é fundamental realizar exames periódicos,” ressalta o medico.
Se um câncer é diagnosticado antes que saia do seu lugar de origem é muito mais provável que o tratamento tenha sucesso, por exemplo, com a popularização da mamografia, as mortes por câncer de mama foram reduzidas em 30%, a mamografia de alta definição é capaz de perceber tumores de meio milímetro, detectados nessa fase, 90% deles têm possibilidade de cura.
Portanto, hereditário ou não, o importante é procurar um médico caso percebida qualquer alteração no organismo.
PREVINA-SE DO CANCER

1. Evite fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer;

2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%;

3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas;

4. É aconselhável que homens acima de 45 anos orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata;

5. Mulheres acima dos 40 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente e, a partir dos 50, devem fazer uma mamografia a cada dois anos;

6. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos, devem realizar exames preventivos ginecológicos;

7. É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes a cada ano;

8. No lazer ou durante o trabalho, evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e protetor solar;

9. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o seu dentista regularmente.
 Fontes:
http://cruzvermelhabrasileira.blogspot.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário