Seja com um mutirão de limpeza em torno do Monte Everest, uma conferência internacional sobre florestas na Costa Rica ou um festival de música na Bélgica, milhares de pessoas pelo mundo todo irão unir forças para fazer a diferença no Dia Mundial do Meio Ambiente (WED- World Environment Day) em 5 de junho de 2011.
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é “Florestas: A Natureza a Seu Serviço”, que destaca a importância ambiental, social e econômica das nossas florestas.
Como país sede do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2011, a Índia será o foco das comemorações mundiais, com grandes eventos planejados em Nova Délhi e Bangalore, no dia 5 de Junho, 2.5000 corredores mostrarão seu apoio pelo Dia Mundial do Meio Ambiente participando da World 10K Race em Bangalores, os organizadores e participantes também irão inaugurar a floresta “World 10K”.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) também lançará o relatório Florestas em uma Economia Verde em Nova Déli, no dia 5 de Junho, frente ao desmatamento contínuo (atualmente estimado em 5.2 milhões de hectares por ano no mundo inteiro), o relatório descreve como um aumento de investimentos públicos e privados no manejo de florestas e recursos florestais pode impulsionar consideravelmente a oferta de trabalho, reduzir o desmatamento e ajudar a contornar as mudanças climáticas.
Além da Índia, celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente já estão sendo formadas em muitas cidades, bairros, vilas e comunidades por todo o mundo, incluindo:
• NEPAL: O PNUMA está apoiando uma expedição de limpeza para remover 9 toneladas de lixo na região do Monte Everest, cerca de 60 voluntários já se inscreveram para a ação, o objetivo a longo prazo é desenvolver instalações para o manejo sustentável de resíduos e reciclagem na região.
• CONGO-BRAZZAVILLE: Uma grade cúpula internacional sobre bacias de florestas tropicais se realizará entre os dias 31 de maio e 6 de junho, o evento focará no manejo sustentável de ecossistemas florestais nas bacias da Amazônia, Congo e Mekong e Borbéu.
• BRASIL: O evento de celebração do Ano Internacional das Florestas, que conta com apoio institucional do PNUMA, lançará oficialmente o Projeto Muda Rock — Para cada download de música ou vídeo do projeto, uma muda de árvore será plantada em uma área de reflorestamento do Brasil, o projeto almeja plantar um milhão de árvores nativas no período de um ano.
• COSTA RICA: Com uma história de reflorestamento de grande sucesso (que registrou um crescimento da cobertura florestal de 22% em 1995 para 51% em 2010), a Costa Rica receberá 15 países vizinhos para um curso de treinamento sobre manejo sustentável de florestas.
• CANADÁ: Toronto será a sede regional para os eventos da América do Norte, até o momento, mais de 50 atividades já foram registradas no Canadá, incluindo workshops para estudantes, eventos de consultoria de alto-nível em Economia Verde com 40 líderes ambientais, e uma série de encontros de leitura para crianças.
• BÉLGICA: As celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente em Bruxelas terão início com um picnic e um show de música no dia 5 de junho, contando com a participação da estrela da Disney e Embaixadora da ONU para a juventude, Monique Coleman.
• BAHREIN: O escritório regional do PNUMA para a região oeste da Ásia está ajudando na coordenação de uma campanha de limpeza de praias e plantio de árvores.
Na corrida para o Dia Mundial do Meio Ambiente, os Embaixadores da Boa Vontade do PNUMA, Gisele Bündchen e Don Cheadle, estarão se enfrentando no Desafio do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Matéria retirada do portal da ONU no Brasil
Na cidade de Caicó também esta sendo comemorada a semana do meio ambiente, com uma parceria dos policiais militares do pelotão ambiental, bombeiros mirins, secretaria municipal de Meio Ambiente, SESC, UFRN e IFRN , começou na ultima segunda feira, a Semana Ecológica em Caicó, as atividades estão desenvolvidas na Ilha de Sant’ Ana com uma programação voltada aos trabalhos de exposição de animais e caminhada pela Trilha Ecológica Acauã(Acauã -Nome de ave do sertão e que está em extinção e que se alimenta de lagartos).
Caminhadas que serão acompanhadas e orientadas pelos policiais do pelotão ambiental e os bombeiros mirins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário