O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da
Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz, lançaram na última quarta-feira
(1/08) no Rio de Janeiro, a Campanha Nacional de Amamentação 2012. O evento
integra a 21º Semana Mundial de Amamentação, que ocorre até o dia 7 de agosto,
com comemorações em todo o País.
Durante a ocasião, Padilha anunciou R$ 45
milhões para investir na qualificação do pré-natal em 2.120 municípios. As
ações fazem parte da estratégia Rede Cegonha, lançada em 2011, para ampliar e
qualificar a assistência prestada às gestantes e aos bebês no Sistema Único de
Saúde (SUS).
“As mães que enfrentaram dificuldades de amamentar no
passado foram fundamentais para reforçar a importância de conscientizar as
mulheres sobre os benefícios do aleitamento hoje”, lembrou o ministro Alexandre
Padilha durante o lançamento da campanha que este ano tem como tema “Amamentar
hoje é pensar no futuro”.
A madrinha deste ano é a cantora Wanessa, mãe de José
Marcus, nascido em janeiro. “Agradeço profundamente a você Wanessa por ter
aceitado este convite. O Ministério da Saúde tem sempre gratidão e alegria em
saber que mulheres como você nos ajudam a acabar com mitos sobre aleitamento
materno”, declarou Padilha.
A campanha produzida pelo Ministério da Saúde e a SBP tem
como objetivo incentivar às mães brasileiras a amamentar até os dois anos ou
mais e de forma exclusiva até os sexto mês de vida do bebê. “Foi a maior
descoberta da minha vida este dom que é amamentar. Se a mulher pode e tem saúde
para amamentar não há motivo para não fazê-lo”, destacou Wanessa.
O leite
materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Só na
última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, graças a um conjunto de
políticas públicas voltada para a família, a gestante e a criança.
Nesta campanha, serão distribuídos cartazes e folhetos aos
municípios de todo o país, com a imagem da madrinha Wanessa amamentando o seu
primeiro filho e com orientações para as mulheres sobre como amamentar e quais
os benefícios dessa prática. Também foram produzidas peças para a internet,
televisão e rádio.
A Semana Mundial de Amamentação é uma estratégia idealizada
pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês)
e ocorre em cerca de 150 países. Esse ano, o tema escolhido são os 10 anos da
“Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira
Infância” (OMS e Unicef) e seu objetivo é aprimorar as práticas alimentares,
melhorando o impacto na sobrevivência, no crescimento e no desenvolvimento, na
saúde dos bebês como um todo.
REDE CEGONHA –Os recursos anunciados pelo ministro serão
destinados para a qualificação do pré-natal. As consultadas de pré-natal são
importantes para um acompanhamento da gestação para uma gravidez sem riscos e
um parto tranquilo. Durante o pré-natal, por exemplo, as mães são orientadas
sobre como amamentar seu bebê e informadas sobre a importância do aleitamento
exclusivo até os seis meses de vida e sobre continuar amamentando a criança até
os dois anos ou mais.
A Rede Cegonha também traz em suas ações a promoção da
amamentação na primeira hora de vida e o fortalecimento do vínculo mãe/bebê por
meio do contato pele a pele logo após o nascimento. O primeiro ano de
funcionamento da estratégia também permitiu a redução de 21% dos óbitos
maternos.
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