Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. (Romanos 5:12-21)
Introdução.
Refletirmos sobre esses dois homens da Bíblia.
Adão e Cristo deixaram duas heranças.
Quais?
1- vejamos a herança que Adão nos deixou:
A. O pecado Rom 5.12a
B. A morte Rom 5.12b
C. Condenação Rom 5.18a
2- A Herança que Cristo nos deixou:
A. O perdão, colossensses 2.13
B. A vida- Rm 6.23
C. A salvação, Tito 2.11
Conclusão :
Podemos perceber o quanto Adão e Cristo, são diferentes. Enquanto um nos traz Pecado, morte e condenação, o outro nos trouxe, perdão, vida e salvação.
Louvado Seja Deus.
Pastor João Batista de Medeiros