terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ATENÇÃO NOS RÓTULOS: QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS PRODUTOS DIET E LIGHT?

É fácil observar nos produtos industrializados as denominações diet e light. No entanto isto requer cuidado, pois a característica de um produto diet é diferente do light. Por isso, sempre leia os rótulos atentamente para saber qual é o tipo de produto mais adequado ao seu perfil.
                                            
   Os produtos dietéticos inicialmente eram relacionados somente para pessoas com diabetes. Atualmente o termo já é utilizado de forma mais ampla. De acordo com a legislação, um alimento Diet é aquele isento de determinado nutriente, como o açúcar, o glúten, o sódio, o colesterol ou a gordura, por exemplo. São produtos que foram desenvolvidos, em sua essência, para atender a grupos específicos, como as pessoas com diabetes ou com doença celíaca. Por isso, não basta que a inscrição diet venha impressa na embalagem. É necessário especificar, no rótulo, que substância foi retirada ou substituída na fórmula.

 Os produtos com a inscrição diet também podem ser utilizados em dietas de emagrecimento e reeducação alimentar; mas vale lembrar que nem sempre a isenção de uma substância significa redução de calorias. O chocolate diet, por exemplo, sem açúcar apresenta em sua composição grande quantidade de gordura para manter bom paladar e consistência.
                                             
 
Já o termo Light, pode, opcionalmente, ser utilizado em alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico e dos seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparados com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes. 
                                                     
Portanto, com a redução de algum nutriente citado acima, o produto pode apresentar uma redução de calorias e com isso geralmente é mais procurado pelos consumidores que desejam emagrecer fazendo uma restrição calórica. No entanto, é necessário observar se esta redução é significativa e justifica a troca do produto tradicional pelo diet ou light, que costumam ser mais caros que os convencionais. Por exemplo: para o alimento sólido, no que se refere ao valor calórico, que é o caso mais comum, o valor total da redução deve ser, no mínimo, de 40 calorias para cada 100g de alimento.
                                                                     
       
Atualmente no mercado observa outra denominação de produto – o produto “zero”. Os produtos industrializados com a inscrição zero tanto podem ser diet, quanto light – a diferença na forma de caracterizar ele. Seria mais uma estratégia de marketing que de fabricação. Produtos “zero” têm por objetivo atrair consumidores que não se identificam nem com o diet, nem com o light, como os adolescentes e os adultos do sexo masculino.
 Dica importante: busque adquirir produtos confiáveis e leia atentamente os rótulos. Em caso de dúvida, procure um especialista!
 

Débora Fernanda Basso - Nutricionista clínico - CRN 8 4670 - Curitiba, PR
http://www.bancodesaude.com.br/user/4067/blog/diet-light

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