O Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência da dengue no Rio Grande do Norte, emitido pelas subcoordenadorias de Vigilância Epidemiológica (Suvige) e Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foi divulgado no final de Janeiro, pelo menos quarenta municípios apresentam risco muito alto para epidemia de dengue em 2012, o comunicado orienta que os municípios procurem intensificar atividades de educação em saúde e mobilização social.
O documento é produzido com base nos critérios da incidência da doença nos últimos dez anos, índice de infestação e densidade populacional, além de apresentar as áreas de risco de epidemia de dengue nos 167 municípios do RN.
Também foi confirmado pelas subcoordenadorias, através do Laboratório Central Dr. Almino Fernandes/LACEN, dois casos de dengue causado pelo sorotipo 4 do vírus, sendo um no município de Alexandria e um no município de Guamaré, o diagnóstico foi obtido pela técnica de isolamento viral nas culturas de células processadas no Lacen.
Em Caicó
É de apenas 1% o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue em Caicó, a informação foi confirmada, através do levantamento do Índice de Infestação Predial do Aedes Aegypti, divulgado no mês de Janeiro, o levantamento foi feito em residências nos 27 bairros de Caicó, em alguns deles, como é o caso do Acampamento, Adjunto Dias, Canutos e Filhos, Centro, Darcy Fonseca, Frei Damião, Jardim Satélite, Maynard, Nova Caicó, Nova Descoberta, Penedo, Recreio, Salviano Santos, Soledade, Vila Altiva e Vila do Príncipe o índice foi de 0,0%.
Porém, a preocupação dos agentes de endemias é maior com alguns bairros, cujo índice de infestação chega até 5,6%, como foi o caso do João Paulo II, bairros como Boa Passagem, João XXIII, também estão na lista de preocupação dos agentes.
De acordo com Lúcia Batista, secretária de saúde, todas as medidas necessárias para manter a tranqüilidade em Caicó, vem sendo feita e continuará sendo, pelos agentes.
Lúcia Batista |
*Gostaríamos de lembrar a todos que esta guerra também é nossa, pouco adianta os órgãos públicos cumprirem com o seu dever, se nós como cidadãos não fizermos a nossa parte, as chuvas estão chegando e devemos intensificar a vigilância.(Bastião Sena)
Nenhum comentário:
Postar um comentário