Você tem cuidado do seu coração? Você sabia que as doenças cardiovasculares são líderes em morte no mundo, sendo responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre estas, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a causa principal. Os fatores de risco para o infarto são obesidade, hipertensão, colesterol alto, estresse, diabetes ou infartos anteriores. Homens na meia idade e mulheres após a menopausa são os mais afetados pelo problema. 1.
Assim que temos que cuidar com o tipo de alimentação que consumimos para que o nosso coração não sofra as consequências, também devemos tem outro tipo de cuidado com o nosso coração como o texto que lemos nos ensina.
O que há dentro do seu coração? Não podemos esquecer que aquilo que os nossos ouvidos escutam e os olhos veem é o reflexo do que o nosso coração ama. O texto faz uma afirmação muito importante que devemos guardar o nosso coração, porque é dele que procedem as fontes da vida.
Se poluirmos as fontes, e não protegemos o nosso coração, logo ele será infectado e essa infecção vai afetar como um câncer os nossos mais íntimos desejos ou mesmo sonho, transformando-os em pecados.
O escritor do livro de Provérbios ao nos aconselhar a guardar o nosso coração, coloca essa atitude como algo que a nossa vida depende. Se guardarmos em nosso coração coisa boas não apenas as nossas palavras, mas também as nossas atitudes serão boas.
Guarde o teu coração, proteja com toda sua força, nas palavras de Cristo “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6.21). O que deixamos entrar em nosso coração vira o nosso tesouro. E que também sai da nossa boca procede do nosso coração “... Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 6.34).
Pastor Fábio Guilhermino
Nenhum comentário:
Postar um comentário