segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

No Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS, e em todos os dias de sua vida tenha atitudes preventivas



Em 1987 a Assembléia Mundial de Saúde, com apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), estabeleceu o 1° de dezembro como Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS, o vírus HIV, causador da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), foi descoberto em 1979, e de lá para cá muitos estudos foram realizados, muitos mitos quebrados, mas ainda não é o suficiente, e é isso que torna o dia 1º de Dezembro tão importante.

O Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS torna-se, então, um índice, um símbolo para que todos lembrem a relevância da constante mobilização da opinião pública sobre a importância do assunto; e, tão importante quanto, a necessidade de combater o preconceito que ainda hoje há em torno do assunto.
A AIDS ainda não tem cura, portanto, apesar dos avanços médicos e dos tratamentos existentes, que garantem aos portadores do vírus HIV qualidade de vida, é fundamental agir de forma preventiva. Mas agir de forma preventiva é bem diferente de agir de forma preconceituosa! O vírus HIV não é transmitido por beijo no rosto ou na boca, abraços, compartilhamento de objetos como toalhas, sabonetes, talheres, assentos de ônibus, piscinas e muito menos pelo ar, tudo isso são mitos e mitos preconceituosos.

Ministério da Saúde lança campanha pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Jovens gays são público-prioritário da campanha, que tem como slogan “A aids não tem preconceito. Previna-se”
O Ministério da Saúde lançou durante a abertura da 14ª Conferência Nacional de Saúde na última quinta-feira (1°), a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, cujo slogan é “A aids não tem preconceito. Previna-se”. A proposta é estimular a reflexão sobre uma sociedade menos preconceituosa, mais solidária e tolerante à diversidade sexual e às pessoas vivendo com HIV/aids.

Neste ano, os jovens gays de 15 a 24 anos são público prioritário da campanha, boletim epidemiológico sobre HIV/Aids divulgado na última  segunda-feira (28) apontou o avanço da doença entre esse grupo, na contramão do que tem acontecido nesta faixa etária.
Ao longo dos últimos 12 anos, a porcentagem de casos na população de 15 a 24 anos caiu 20,1%, já entre os gays da mesma idade houve aumento de 10,1%, no ano passado, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais, essa relação, em 1998, era de 12 para 10.

Mobilização em Caicó
Por ocasião do dia mundial de luta contra a AIDS, nesta quinta-feira, 01 de dezembro a secretaria de Saúde de Caicó realizou várias ações, a maioria delas nas ruas de Caicó, como um arrastão, que teve como objetivo, conscientizar a população, para a importância de se fazer o teste rápido de HIV.

A concentração saiu às 8 horas da manhã na Praça Dr. José Augusto (Praça da Alimentação). Depois, o arrastão seguiu pela Avenida Coronel Martiniano até a Unidade de Saúde Silvino Dantas, vizinho ao Hospital do Câncer, faixas, cartazes e carros de som, foram utilizados, e a idéia era mobilizar alunos, profissionais de saúde e da educação, além da própria comunidade e segmentos como, Bombeiros Mirins,  unidades dos PSF’s, dentre outros.
Muitas pessoas ficaram chocadas, principalmente com os cartazes, que expressavam de maneira muito clara a realidade não só da AIDS, mas de outras doenças sexualmente transmissíveis.

http://vcartigosenoticias.blogspot.com/2011/12/secretaria-de-saude-fara-mobilizacoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário