A Depressão é uma doença que traz grande comprometimento da qualidade de vida, do rendimento pessoal e profissional.
A Depressão, também conhecida como Transtorno Depressivo, é diferente do sentimento de tristeza, normalmente relacionado com alguma perda ou frustração que vivenciamos no dia a dia.
O transtorno depressivo cursa com sentimentos de tristeza ou angústia pronunciados, sem explicação evidente ou com intensidade e duração desproporcional aos acontecimentos cotidianos, outra característica marcante é a perda de interesse ou da satisfação em atividades antes prazerosas e divertidas.
Juntamente com os sintomas acima, também estão presentes pelo menos alguns dos sintomas abaixo:
Perda de confiança e autoestima,
Sentimento injustificado de culpa,
Ideias de morte e suicídio,
Diminuição da concentração, esquecimentos,
Perturbações do sono (insônia ou excesso de sono),
Aumento ou diminuição do apetite,
Dores espalhadas pelo corpo, dores de cabeça e tensões musculares.
Esse transtorno pode ocorrer episodicamente mas, por outro lado, pode ser recorrente ou crônico. A depressão é mais comum no sexo feminino, estimando-se uma prevalência de ponto dos episódios depressivos unipolares em 1,9% no sexo masculino e 3,2% no feminino (veja o que é Prevalência de Ponto *). Sabe-se também que 5,8% dos homens e 9,5% das mulheres passarão por um Episódio Depressivo num período de 12 meses.
*A prevalência mede a proporção de pessoas numa dada população que apresentam uma específica doença ou atributo, em um determinado ponto no tempo.
Dr. José Hamilton Vargas - Médico Psiquiatra - Florianópolis, SC
Dr. José Hamilton Vargas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário