sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Jesus e a Politica



Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.(Colossenses 2:6-7)

"A garça é branca, majestosa. Que lindo ela é! Quando anda no mangue, a garça não se suja. Assim, nós, devemos andar no mundo".Durante esta semana me deparei com esta frase,  que nos faz refletir como cristão que somos, realmente temos nos comportado como "garças" espiritualmente falando? 

No texto de Colossenses o apostolo Paulo adverte a Igreja de Colossos que,  se receberam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas e portanto, são cristãos devem andar como ele andou, Jesus deve ser o nosso parâmetro, assim,  diante disso nos vem a pergunta,  tenho demonstrado uma postura cristã no meu dia a dia?

Estamos vivendo hoje as vésperas de uma eleição municipal, onde todos os municípios do nosso Brasil estarão escolhendo os seus representantes para Prefeitos e Vereadores, em muitas Cidades os ânimos estão acirrados, disputas ferrenhas pelo poder fazem com que as pessoas percam as estribeiras e muitos fazem coisas absurdas para se manter ou chegar no poder. 

E nós como cristão, que postura temos adotado? Estamos indo como muitos, infringindo a lei, sendo desrespeitosos com os adversários, fazendo inimigos, defendendo nosso candidato ou partido com unhas e dentes,  e tantas outras coisas comuns a muitas das pessoas?

Posso citar pelo menos duas vezes em que Jesus se viu diante de situações que envolviam a política, uma delas está registrada em Mateus22:17 a 22, quando perguntaram a Jesus se era correto pagar impostos a César, o imperador Romano? Eles então lhes respondeu mostrando a imagem de César cunhada na moeda e disse:"Daí a César o que é de César". 

Jesus deixa bem clara a sua posição, mas em outro momento ele é questionado de forma mais sutil, entretanto, a sua resposta é bem contundente, senão vejamos:" E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.(Mateus 8:19-20). Jesus sabia que aquele escriba o buscava não porque queria ser salvo, mas, porque queria prestígio político, pois Jesus realizava grandes prodígios, as multidões o seguiam e estar com  Jesus  poderia lhe render status, isto fica bem notório quando Jesus faz menção as Raposas e as Águias. Naquela época a nação de Israel, assim como quase todo o mundo, estava sobre o poder do Império Romano, porém, entre os Judeus havia um grupo nacionalista que lutava pela independência, este grupo eram os Herodianos, que pela astucia com que armavam ciladas pra as tropas romanas, ficaram conhecidos como "As Raposas".

Eles se digladiavam com os Romanos,  que tinham como símbolo, a "Águia", E como se Jesus dissesse para ele que, se ele estava atrás de prestígio político, estava buscando no lugar errado.

Talvez você esteja pensando, então eu devo ser "apolítico"? Não existe ninguém apolítico, podemos até não gostar da Política, mas, de uma maneira ou de outra participamos dela, a grande questão é:Qual deve ser a nossa postura como cristão diante do pleito eleitoral? 

Quando você se encontrar diante das situações que certamente todos nós vivenciaremos de hoje para amanhã, faça uma pergunta bem simples:  Se Jesus estivesse no meu lugar o que ele faria?  Ele faria coisas que vão contra a lei? Ele provocaria os adversários? Ele faria qualquer coisa para ajudar o seu candidato? Ele... Pense nisso e procure andar como ele andou.

Que Deus nos abençoe.

2 comentários:

  1. Olá.

    Parabéns por este artigo. Considero inteligente essa abordagem. E por pensar assim, evidenciei o conteúdo em meu blog pessoal (Belverede - http://belverede.blogspot.com.br) e também no União de Blogueiros Evangélicos (www.ubeblogs.net).

    Deus o abençoe.

    E.A.G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de agradecer ao irmão Eliseu e dizer que fiquei muito honrado com a sua opinião.

      Excluir